Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

15 dicas para promover a saúde e bem-estar no trabalho

18 de março de 2022

Promover a saúde e o bem-estar no trabalho pode aumentar a felicidade, o engajamento e a produtividade dos funcionários. Mas como, exatamente, se faz isso?

Por isso, os programas de bem-estar no trabalho que promovem estilos de vida mais saudáveis e consideram o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional são tão benéficos para as empresas quanto para os próprios funcionários.

Enfatize a importância da saúde mental

O bem-estar físico é sem dúvida importante, mas a saúde geral também inclui a saúde mental. Se sua organização não oferece serviços de aconselhamento para seus funcionários, você pode considerar iniciar um programa assim.

Pois, o estresse não controlado e a exaustão mental podem levar a problemas muito maiores a longo prazo, como doenças cardíacas, burnout, privação do sono, ansiedade, pressão alta e depressão.  Colaboradores com a saúde mental debilitada não conseguem dar o seu melhor no trabalho e podem impactar a empresa como um todo.

Promova o bem-estar financeiro

Uma fonte de estresse na vida de uma pessoa são os problemas financeiros pessoais.

Como departamento de gestão de pessoas e como empregador, você já fornece aos colaboradores uma segurança por meio de um salário, mas pode ajudar de outras maneiras para melhorar a saúde e o bem-estar no trabalho.

Incentive os funcionários a ficar um tempo longe de suas mesas

Passar o dia todo sentado na frente do computador pode ser como estar preso, mesmo que as pessoas não percebam.

Por isso, ficar longe da mesa por alguns momentos, mesmo por um pequeno período de tempo, pode ser de grande ajuda, também pode ajudar se os colaboradores estiverem presos a uma tarefa, caso se sintam esgotados.

Descubra quais são as necessidades básicas de seus funcionários

Lembre-se: o custo de não ter um programa de bem-estar no trabalho é maior do que o custo de ter.  Em muitos casos, o orçamento é a principal razão para que as empresas não ofereçam um programa de bem-estar no trabalho.

No entanto, os líderes da organização devem lembrar que a implementação de uma estratégia de bem-estar não precisa necessariamente incluir iniciativas muito caras, os funcionários valorizam muito as iniciativas mais práticas.

Crie um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal

Nós passamos a maior parte de nossas vidas no trabalho e equilibrar nossa vida profissional com família, hobbies e outros afazeres pode ser estressante.

Muitos de nós podemos nos sentir divididos entre o trabalho e a vida pessoalprincipalmente agora, que a tecnologia permite que sejamos facilmente contatados

Estimule os funcionários a desenvolverem amizades

Construir amizades e se conectar com as pessoas é um aspecto gratificante e aumenta o bem-estar dos funcionários no local de trabalho.

Assim, uma maneira de fazer com que eles se importem mais com seu trabalho é incentivá-los a fazer amizades.

Faça atividades que movimentam o corpo

A maioria dos empregos corporativos envolve ficar muito tempo sentado e, como resultado, muitos funcionários de escritório não movimentam o corpo e não se alimentam de maneira saudável.

Por isso, é importante ter uma cultura corporativa saudável, que incentive os funcionários a assumir o controle de seu bem-estar.

Mesmo os trabalhos mais sedentários têm espaço para alguns alongamentos ou exercícios simples.

Concentre-se no desenvolvimento pessoal

Ninguém quer trabalhar sem a perspectiva de um futuro melhor.

Na verdade, é exatamente o oposto. Os funcionários, especialmente os mais novos, anseiam por progresso. Eles precisam sentir que estão em um caminho que leva a algum lugar.

Pratique Mindfulness

Mindfulness significa prestar atenção no momento presente. Por isso, essa prática pode auxiliar muito no bem-estar no trabalho. Praticar meditação por apenas 10 minutos por dia pode melhorar a atenção plena.

O que, por sua vez, pode reduzir o estresse, melhorar o sono, o metabolismo e o humor. Então, invista em programas de bem-estar para ajudar seus colaboradores a estarem presentes no momento.

Peça que os colaboradores tirem suas férias

Todos os funcionários têm direito a uma certa quantidade de férias, certifique-se de que todos se sintam à vontade para pedir uma folga a que possuem direito.

Para muitos, eles sentem que não podem tirar suas férias e, portanto, estão continuamente trabalhando sem descanso.  Ter um dia ou mesmo uma semana de folga pode permitir que eles se energizem e voltem para o escritório renovados e prontos para voltar ao trabalho.

Adote uma cultura de feedback

Uma das iniciativas de bem-estar mais fáceis de implementar é simplesmente reconhecer as pessoas por seus esforços e realizações.

Por isso, procure criar uma cultura de feedback para que as pessoas se sintam apreciadas e valorizadas. Acreditamos que iniciativas como esta podem ter um impacto positivo significativo no bem-estar no trabalho.

Lance um desafio fitness

Desenvolva uma competição saudável entre os membros da sua equipe, criando um divertido desafio de atividade física.

Por exemplo, você pode criar um desafio de corrida ou caminhada ou um desafio diário de burpee. Encontre uma maneira de motivar seus funcionários a fazer atividades físicas, oferecendo prêmios ou outros incentivos para cumprir as metas do desafio de condicionamento físico que você definiu.

Aumente o engajamento dos seus colaboradores

Se os funcionários sentem que podem crescer profissionalmente e suas opiniões são ouvidas sobre as questões de bem-estar no trabalho, é mais provável que se sintam engajados.

Usar técnicas de engajamento de equipes funcionam como um ciclo, quanto mais eles se engajam no negócio, mais influência terão.

Celebre datas especiais

Uma das maneiras mais fáceis de promover o bem-estar dos funcionários é celebrar as suas contribuições no trabalho.

De aniversários a datas de trabalho, projetos concluídos a metas conquistadas, comemore! Celebrar é uma grande ajuda para
promover o bem-estar no trabalho e diminuir o estresse do dia a dia.

Conscientize sobre a importância da saúde mental

Frequentemente, as pessoas deixam que os problemas de saúde mental não sejam tratados devido ao tabu social e à falta de compreensão.

No entanto, se as opções de tratamento forem melhor anunciadas e prontamente disponíveis, as pessoas necessitadas podem procurar ajuda de forma mais fácil.

Uma das melhores maneiras de promover o bem-estar dos funcionários em seu local de trabalho é oferecer programas de conscientização sobre saúde mental e aconselhamento.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email