Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

3 dicas para tomar cuidado com as chuvas de verão

11 de janeiro de 2022

O verão é uma das estações mais aguardadas por muitos brasileiros. Aquela oportunidade de tirar férias com a família, viajar e aproveitar o calor intenso. Porém, os cuidados com as chamadas “chuvas de verão” devem ser observados. Nesta época, principalmente este ano, em que muitas regiões estão alagadas, as preocupações são com as águas acumuladas que podem deixar a população vulnerável a doenças como hepatite A e leptospirose.

Essas doenças exigem muita cautela, já que a leptospirose e? uma doença transmitida por uma bactéria presente na urina dos ratos, que quando ocorrem enchentes se espalha e propaga ainda mais a doença. Outro perigo, e? a hepatite A, que acontece quando a água poluída entra em contato com alimentos. O vírus dessa doença e? muito resistente e pode ficar por bastante tempo na água, ate? mesmo em praias e lagoas.

Cuidados durante esse período:

  • Evite contato com águas acumuladas nas enchentes.
  • Se for necessário passar por lugares alagados, utilize botas e luvas para evitar contaminação. Caso não possua, sacolas plásticas são uma alternativa.
  • Fique atento aos alimentos consumidos fora de casa. Se você? possui dúvidas sobre a procedência, evite comer por possíveis contaminações.

Existem diversos cuidados durante esse período, e? preciso ficar atento a prejuízos na sua saúde. Caso sinta dores musculares, febre, vômito, olhos amarelados ou diarreia procure atendimento médico com urgência. O melhor caminho para férias mais tranquilas e? a prevenção.

 

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email