Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Câmara aprova doação de terreno para expansão de hemodiálise do HNSD

18 de dezembro de 2019

Os vereadores aprovaram por unanimidade na tarde de terça-feira, 17 de dezembro, o projeto de lei que doa ao Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) um terreno de 12.452m² para a expansão dos serviços de hemodiálise.

Com isso, o HNSD aumentará o número de pacientes atendidos, passando dos atuais 223 para 450. O investimento total, que será feito por meio de programas federais, será de R$ 10 milhões, o que inclui a construção do prédio e a compra de novos equipamentos.

O diretor-administrativo do hospital, Alexandre José Coelho, participou da reunião da Câmara Municipal acompanhado de alguns colaboradores da instituição. Segundo ele, a doação do terreno é um dos pré-requisitos para que o HNSD alcance os valores que garantirão a expansão desse serviço.

“A taxa de mortalidade [de pacientes de diálise] é de 2,5% e a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza até 10%. Ou seja, a gente está admitindo novos pacientes e eles estão tendo uma possibilidade de sobrevida de até 15 anos. Então, essa aprovação do terreno garantirá a possibilidade de dobrarmos a nossa capacidade de atendimento”, comemorou Alexandre Coelho.

A aprovação do projeto foi defendida por todos os vereadores. Segundo o líder do governo na Câmara Municipal, Neidson Dias Freitas (PP), a credibilidade do HNSD e de sua administração foi o que garantiu a doação do terreno. Em um discurso voltado para os colaboradores, o vereador enalteceu o trabalho desenvolvido pela instituição.

“Nós estamos doando o terreno, mas vocês já estão lá há muito tempo, doando o carinho e a energia em fazer um trabalho sério e, por isso, que nem a Prefeitura [Municipal de Itabira] nem a Câmara [Municipal de Itabira] tem dificuldade alguma em fazer este aporte para vocês, que será revertido em bem-estar para a população itabirana. Já é público e notório o trabalho do hospital para toda a comunidade da nossa cidade”, reconheceu o vereador.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email