Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Como construir um ambiente de trabalho saudável?

9 de abril de 2022

A construção de um ambiente saudável passa pela necessidade de criar uma cultura colaborativa: todos precisam participar e contribuir para que haja sinergia de necessidades e alinhamento de expectativas. Veja como fazer isso:

Invista na comunicação interna

A boa comunicação é fundamental em um ambiente de trabalho saudável, e é fácil entender os motivos. Investir na comunicação interna é, sem dúvida, uma prioridade.

Certifique-se de manter um canal transparente, em que o fluxo de informações seja ágil e claro, alicerçando um ambiente cada vez mais saudável.

Cuide das instalações

O espaço físico precisa se adaptar às necessidades da equipe. Para profissionais que passam a jornada à frente do computador, por exemplo, a ergonomia dos recursos deve ser avaliada regularmente.

Cadeiras confortáveis e mesas na altura correta fazem toda a diferença no bem-estar e na produtividade da equipe. Afinal, zelar pela integridade do espaço físico é zelar por um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Estabeleça a cultura do feedback

Dar e receber feedback são rotinas que precisam ser valorizadas em qualquer empresa — independentemente do porte ou do segmento em que atuem.

Quando os colaboradores se sentem à vontade para dividir suas opiniões sobre seus líderes ou sobre os processos nos quais estão envolvidos, por exemplo, a empresa tem a oportunidade de aparar arestas e de fortalecer o que está funcionando. O clima organizacional fica mais leve, e as rotinas cada vez mais produtivas.

A troca de experiências e a abertura franca à discussão de ideias assegura que o time esteja alinhado e se sinta confortável para participar das decisões corporativas.

Capacite as lideranças

Bons líderes fazem toda a diferença na construção de um ambiente de trabalho saudável. Sem eles, fica difícil manter bons resultados e reter os talentos da companhia.

Uma análise da American Psychological Association evidenciou que, em geral, até 27% dos funcionários pedem demissão porque não se dão bem com o chefe direto. Aqueles que ficam, mesmo enfrentando problemas com o líder, tendem a enfrentam uma rotina ainda mais estressante — o que está longe de ser, é claro, um ambiente de trabalho saudável.

Por isso, é importante treinar e acompanhar o desempenho dos gestores, requisitando o feedback de seus subordinados com frequência. Em muitos casos, alguns ajustes podem solucionar o problema por completo.

Incentive a diversidade

Ambientes inclusivos, nos quais impera a diversidade, costumam ser profícuos na troca de experiências. Pessoas com vivências diferentes têm a capacidade de se juntar e criar soluções inovadoras para determinados problemas ou situações.

Além disso, a diversidade corporativa contribui diretamente para construir um ambiente de trabalho saudável: de acordo com uma pesquisa encabeçada pela Korn Ferry, empresas que valorizam a diversidade registram, em média, 50% menos desentendimentos — se comparadas às demais estruturas corporativas.

Aproveite, ainda, para mergulhar mais fundo na rotina empresarial, identificando, tratando e resolvendo um problema comum na grande parte das companhias modernas: a procrastinação.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email