Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Confira 5 dicas para manter uma alimentação saudável na gestação

15 de abril de 2022

Manter uma alimentação variada e equilibrada é essencial para a saúde da futura mamãe e de seu bebê. Afinal, além de a criança necessitar dos nutrientes para se desenvolver, a mulher precisa garantir sua energia e disposição nesse período de tantas mudanças hormonais e físicas. A alimentação saudável na gestação é fundamental.

 

  1. Inclua cereais integrais na dieta

A ingestão de carboidratos é importante para ajudar em sua energia e disposição. No entanto, o consumo em excesso pode levar ao aumento de peso e ao desenvolvimento de diabetes gestacional. Normalmente, o indicado é que a mulher não ganhe mais que 12 ou 13 quilos durante a gestação. Assim, é importante preferir os alimentos integrais, que também são ricos em nutrientes, como selênio e zinco, além de fibras, que ajudam no funcionamento intestinal. Outro benefício é o baixo índice glicêmico desses produtos, o que faz com que a absorção pelo organismo ocorra de forma lenta, prolongando a saciedade e evitando picos de insulina.

2. Tenha intervalos para comer

Durante a gestação, não é indicado ficar por longos períodos sem comer. O ideal é se alimentar a cada três horas, em média. Assim, é mais fácil evitar alguns sintomas desagradáveis, como a azia, e você não corre o risco de sentir fome e acabar beliscando alimentos calóricos ao longo do dia.

3. Evite refrigerantes, doces e frituras

Na maior parte dos casos, esses alimentos são calorias vazias, ou seja, apenas elevam sua ingestão calórica sem fornecer os nutrientes necessários para uma gestação saudável. Alguns refrigerantes também contêm cafeína, que, como já dissemos, não é recomendada durante a gravidez. Doces e frituras, por sua vez, contribuem para o aumento de ingestão de açúcar e de gordura. Sempre que possível, opte por sobremesas saudáveis, como frutas ou doces preparados com ingredientes naturais.

4. Consuma proteína

O consumo de carnes é recomendado durante a gestação por serem fontes de proteína, ferro e vitamina B12. No entanto, prefira carnes magras, preparadas sem gordura.  Caso você seja vegetariana, procure reforçar a ingestão de alimentos ricos em proteínas vegetais, como folhas verde-escuras, nozes e castanhas, grãos de todos os tipos, como feijão e ervilha, chia, além de produtos derivados da soja, como o tofu e o tempeh.

5. Aposte nos chás

O consumo de líquidos ajuda a evitar a retenção e os inchaços que costumam incomodar a futura mamãe. Além disso, algumas ervas contribuem para minimizar o desconforto causado pelos enjoos. Camomila, erva-cidreira (ou capim cidreira) e erva-doce são excelentes alternativas.
No entanto, tenha cuidado, pois algumas plantas podem ter efeito abortivo ou causar desordens intestinais. Na dúvida, converse com o seu médico. Lembre-se também de não adoçar muito o chá.

 

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email