Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Confira aqui as 10 principais dicas na hora da doação de sangue

30 de maio de 2022

O Dia Mundial do Doador de Sangue é realizado em 14 de junho de cada ano. O evento foi organizado pela primeira vez em 2005, por iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde, da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para conscientizar sobre a necessidade.

Para já entrarmos no clima, confira aqui as 10 principais dicas na hora da doação de sangue!

  1. Tenha uma boa noite de sono
    É importante estar bem-disposto para o grande dia. Certifique-se de ter dormido pelo menos seis horas no dia anterior.

 

  1. Alimente-se bem
    Ingredientes ricos em ferro são especialmente recomendados para garantir um nível adequado de hemoglobina no sangue. Carnes, ovos, feijão, lentilha e cereais integrais são bons exemplos de fontes de ferro. O consumo de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, também é recomendado, e frutas cítricas são uma ótima pedida. Vá bem alimentado ao local de doação, mas não com o estômago cheio.

 

  1. Evite comidas gordurosas
    A presença de gordura no sangue prejudica a realização dos exames de segurança necessários no material coletado. Se o sangue apresentar um índice de gordura muito elevado, ele acabará descartado. Para que isso não ocorra, não consuma alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.3

 

  1. Beba líquidos
    Uma doação de sangue corresponde a 450 ml de líquido que saem do seu organismo, portanto, estar bem hidratado é fundamental. Capriche na ingestão de água e suco de frutas. Lembre-se: quem vai doar sangue não pode ingerir álcool nas 24 horas que antecedem a coleta.

 

  1. Seja sincero
    Você deverá responder algumas questões sobre seu histórico médico, sua saúde e seus hábitos. Não há juízo de valor aqui: o objetivo é garantir que a doação seja segura para você e para quem for receber o sangue.

 

Depois de doar sangue

  1. Não tenha pressa
    Permaneça sentado por 15 minutos, no mínimo, após a coleta. Tome o lanchinho oferecido, evite dobrar o braço que recebeu a agulha por 30 minutos e não caia na tentação de arrancar logo o curativo: deixe-o lá por pelo menos quatro horas. Caso sinta tontura ou fraqueza, sente-se imediatamente e coloque a cabeça entre os joelhos ou deite com as pernas elevadas. Isso evita quedas e alivia os sintomas, porque aumenta a circulação sanguínea na cabeça.4

 

  1. Reabasteça seu corpo
    Trate de recuperar todo aquele líquido perdido: aumente o consumo de água e sucos, especialmente nas quatro horas posteriores ao procedimento. Para ajudar o organismo a repor o sangue nos dias pós-doação, continua a valer a dica de consumir alimentos ricos em ferro e vitamina C.

 

  1. Não fume
    Se você fuma, espere pelo menos duas horas antes de acender um cigarro. Se quiser aproveitar o embalo e parar de vez, sua saúde agradece!

 

  1. Evite bebidas alcoólicas
    O álcool propicia a desidratação do organismo, que é tudo o que você não precisa nesse momento. A recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas.

 

  1. Pegue leve
    Procure não levantar peso nem exagerar nas atividades físicas nas 12 horas seguintes à doação. Afinal, você ajudou a salvar vidas e seu corpo merece um descanso!
Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email