Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Confira os 5 benefícios do óleo de coco para a alimentação

16 de novembro de 2022

O óleo de coco é conhecido por ser multifuncional: ele serve para melhorar o aspecto da pele e dos cabelos, mas sua utilidade mais comum tem a ver com a alimentação.

Assim como outras opções de óleos vegetais, ele pode ser usado no preparo de diferentes pratos, como ingrediente de massas e, até mesmo, para adoçar bebidas – como é o caso do café com óleo de coco, famoso entre praticantes de exercícios físicos. Quer saber mais sobre o óleo de coco, para que serve e os benefícios para a dieta? Confira as dicas abaixo e aproveite as vantagens deste ingrediente!

1. Auxilia no controle da glicose

Se a dúvida é para que serve o óleo de coco, é possível considerar seus componentes antioxidantes que, ao serem ingeridos, atuam nas células do pâncreas e melhoram seu funcionamento. Como o pâncreas é o responsável pela produção de insulina para o organismo, quando essa função é otimizada, consequentemente essa produção melhora e a metabolização da glicose se torna mais eficiente. Ainda assim, vale o aviso: a dieta, o consumo de óleo de coco e de outros alimentos por quem tem diabetes e precisa controlar a glicose deve ser acompanhada por um profissional.

2. Ajuda a controlar o colesterol

Em sua composição, o óleo de coco conta com ácidos graxos e as vitaminas A, D, E e K. Quando ingeridos, esses componentes aumentam o colesterol HDL (a gordura boa) e diminui os níveis de colesterol LDL (a gordura ruim) no sangue. Por isso, ele pode ser usado por quem precisa controlar essas taxas – a longo prazo, pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

3. Melhora a imunidade

Conhecido por ser uma gordura “boa”, o óleo de coco tem triglicerídeos em sua composição que, durante a digestão, se transforma em monolaurina. No corpo, essa substância é antibactericida, antiviral e antifúngica. Ou seja: fortalece o sistema imunológico e a capacidade de proteção do organismo.

4. Facilita a digestão e dá sensação de saciedade

Muita gente se pergunta se o óleo de coco ajuda a emagrecer e a verdade é que ele auxilia o processo de emagrecimento se consumido dentro dos limites e aliado a uma dieta funcional. Isso acontece porque ele aumenta a saciedade, ajudando no controle da quantidade de comida ingerida. Além disso, ele é transformado em energia pelo fígado e, mesmo sendo uma gordura, não fica acumulado sob a pele (ou seja: não contribui para o ganho de peso). Outra vantagem de ser uma gordura “boa” é que ele auxilia a digestão e é aliado de quem costuma lidar com a constipação.

5. É mais saudável que outros óleos de cozinha

Um dos principais pontos positivos do óleo de coco no preparo de diferentes alimentos é que, ao ser esquentado, ele não vira gordura trans. Isso acontece com óleos comuns, como o de soja, de canola ou de milho. Ou seja: ele não perde suas propriedades quando é exposto a temperaturas altas. Geralmente, o sabor do óleo de coco não costuma passar para os alimentos, mas se você tiver o paladar mais sensível, pode apostar no óleo de coco sem sabor para preparar alimentos salgados.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email