Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Conheça os sete principais sintomas de fibromialgia

14 de fevereiro de 2022

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor e está associada a outros sintomas — como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Atualmente, acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres com idade entres 35 e 50 anos.

O principal sintoma da fibromialgia é a dor no corpo, que costuma ser pior nas costas e no pescoço, e que dura pelo menos três meses. As causas da doença ainda são pouco esclarecidas e os sintomas podem piorar após a realização de esforço físico, estresse emocional ou exposição ao frio.

Além da dor no corpo, outros sintomas que costumam estar presentes na fibromialgia são:

  • Dor intensa após o toque;
  • Cansaço frequente;
  • Alteração no sono;
  • Rigidez muscular;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Síndrome do intestino irritável.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia deve ser feito pelo clínico geral ou reumatologista, conforme os sintomas apresentados pela pessoa, assim como avaliação do histórico de saúde e história de fibromialgia na família.

Além disso, é feito um exame físico em que são observados os pontos de dor da fibromialgia. Para ser confirmado o diagnóstico, é necessário que a pessoa sinta dor severa em três a seis áreas diferentes do corpo ou dor mais leve em sete ou mais áreas do corpo por pelo menos três meses.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email