Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Cuidados Paliativos “humaniza o tratamento e aproxima paciente da equipe médica”, diz HNSD

4 de novembro de 2019

Os colaboradores do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) concluíram nesta quinta-feira, 31 de outubro, as atividades voltadas para a conscientização dos Cuidados Paliativos e lembraram da importância deste trabalho na instituição. O médico nefrologista e presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, Marco Antônio Gomes, explicou os benefícios deste processo no tratamento do paciente e inclusive, na aceitação da enfermidade nos casos mais graves em que as chances de cura são mínimas.

A Comissão de Cuidados Paliativos do HNSD conta com 18 profissionais de diversas áreas, que durante o mês de outubro apresentou os trabalhos realizados ao longo do último ano, desde que foi fundada. Uma das principais dificuldades da comissão é justamente a aceitação do paciente e de seus familiares em lidar com a doença terminal. Nestas horas, lembra o médico Marco Antônio Gomes, a aproximação da equipe médica é de extrema importância.

“A negação é normal, mas, a doença é a consequência da vida. Então, a Comissão é preparada para levar à família que o ente querido tem uma doença grave, mas a negativa é normal. O questionamento não é humanista é espiritual e nós estamos trabalhando com medicina holística, ou seja, é a medicina completa, onde vamos lidar com o corpo, alma e espirito destes doentes, é mostrar que ele tem o apoio nestes três sentidos”, destacou o médico.

O clínico geral Luiz Antônio Fadel acompanhou de perto todo o trabalho da comissão e também reconheceu a importância dos cuidados paliativos na instituição. “Estamos recebendo a resposta positiva dos pacientes, estamos encontrando as pessoas na rua nos agradecendo porque se sentiram bem amparados. Não é só a questão física e material, é a questão espiritual, que é a grandeza do ser humano e estender a mão e oferecer amparo a uma pessoa que está fragilizado”, reconheceu o médico.

A psicóloga Patrícia Lage, que integra a Comissão de Cuidados Paliativos disse que uma das missões do grupo é tentar fazer com que o ambiente hospitalar seja o mais próximo possível de um ambiente residencial. “Com isso, a equipe tem ganhado a confiança do paciente, a credibilidade da família e o respeito da equipe”, resumiu a psicóloga.

O encerramento das atividades ocorreu no auditório do HNSD e foi concluído com a entrega de brindes para os colaboradores e com um momento de descontração com a dupla sertaneja Wesley & Welson, que deixou uma mensagem de incentivo aos funcionários.

O que é

Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data de ação unificada para comemorar e apoiar os Cuidados Paliativos em todo o mundo. A celebração ocorre no segundo sábado de outubro de cada ano, e este ano foi no dia 12Todo ano a The Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), organização internacional não governamental que se concentra no desenvolvimento dos Cuidados Paliativos e Hospices no mundo, elege um tema para a campanha, o tema deste foi “Meu Cuidado. Meu Direito“.

Veja a galeria de fotos com o encerramento das atividades para a conscientização dos Cuidados Paliativos:

 

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email