Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Dia do Doador Voluntário de Sangue é lembrado no HNSD

23 de novembro de 2018

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) montou um stand com o objetivo de conscientizar os seus colaboradores e pacientes sobre a importância da doação de sangue. O evento foi promovido na quinta-feira, 22, e sexta-feira, 23, para comemorar o Dia do Doador Voluntário de Sangue, celebrado anualmente no dia 25 de novembro no Brasil.

A doação voluntária, segundo a coordenadora da Agência Transfusional do HNSD, Izabel de Lima Castro Guerra, “é um ato de solidariedade que salva vidas”.

“Com uma doação apenas, podemos salvar até três vidas. Existem milhares de pessoas nos hospitais precisando de transfusão de sangue e a gente precisa repor este sangue. Então, fazemos um apelo para que as pessoas entrem em contato, tirem suas dúvidas para que possamos fazer um cadastro e encaminhar essas pessoas para doação”, solicitou a responsável pelo setor.

Segundo Izabel Castro, o HNSD encaminha em média 20 pessoas por mês à Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas) para realizar a doação voluntária. A fundação, por sua vez, tem por finalidade garantir à população a oferta de sangue e hemoderivados.

Doações- Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Pró-Sangue. Em Itabira, os interessados em doar sangue devem entrar em contato com o HNSD pelo telefone (31) 3839-1455.

Um técnico de patologia fará uma triagem prévia para saber se a pessoa é apta a doar sangue, na sequencia um cadastro é realizado no Hemominas e o doador então encaminhado na última sexta-feira do mês para Belo Horizonte, onde é realizado todo o procedimento de doação. O HNSD arca com o transporte e o lanche dos voluntários.

Quem pode doar sangue- Para doar sangue é necessário seguir algumas regras, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS):

  • Ter entre 16 e 68 anos;
  • Ter acima de 50 quilos;
  • Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
  • As grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;

Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar no mínimo 60 dias.

Confira a galeria de fotos do Dia do Doador Voluntário de Sangue no HNSD:

Fotos: Fabiano Palauro

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email