Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Equipe técnica para operar radiologia já está preparada, garante diretor do HNSD

26 de abril de 2019

Desde que o projeto de construção de um prédio para abrigar a radiologia em Itabira começou a ser montado, a direção do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) iniciou o treinamento da equipe técnica que ficará responsável pela prestação desse novo serviço. Além do médico radiologista e responsável técnico, cinco colaboradores foram treinados e já estão aptos a atender a demanda regional.

Existem cerca de 220 pacientes oncológicos atendidos pelo HNSD mensalmente e a construção de uma ala dedicada exclusivamente a radioterapia transformará o hospital num Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), uma vez que a instituição já oferece a quimioterapia e cirurgias oncológicas.

A preparação da equipe técnica, segundo destacou o diretor executivo do HNSD, Alexandre José Coelho, foi realizada em conjunto com a montagem do projeto de expansão. Ter os profissionais capacitados antes da implantação do serviço é inclusive uma exigência feita pelo Ministério da Saúde.

“Já temos os profissionais qualificados e prontos para atender a população, pois, desde que começamos a falar em construir este centro de radiologia, já nos preocupamos em deixar todos os requisitos aprovados. Não adianta termos toda a estrutura física se não tivermos os colaboradores treinados para atender da melhor forma possível esses pacientes”, ressaltou o diretor executivo.

Na última quarta-feira (24), o HNSD recebeu a visita do gerente de projetos do Plano de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS), Ronan Cabral, que avaliou e aprovou a área de 1.600 m² para a construção do novo prédio.

A obra tem uma previsão de ser concluída em aproximadamente um ano e meio, com o custeio total feito pelo Governo Federal, em torno de R$ 10 milhões. A fase atual do projeto é a liberação para a avaliação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e da Vigilância Sanitária (Visa), o que deve ser feito nos próximos 120 dias, após esse período a obra está liberada para ser executada.

“Queremos que este projeto seja encaminhado o mais rápido possível para atender os mais de 200 pacientes que temos, para que eles não precisem ser mais encaminhados para Belo Horizonte. Então, agora entraremos em fase de aprovação para que na sequencia haja a licitação e o início das obras. Se tudo caminhar bem, em um ano e meio estaremos atendendo a radioterapia”, estimou Alexandre Coelho.

Obra – O representante do Ministério da Saúde, Ronan Cabral, visitou o terreno onde será construído o centro de radioterapia e avaliou de forma positiva a área. O terreno fica em frente ao prédio da hemodiálise, onde atualmente é o estacionamento interno do hospital.

Para a construção de todo o complexo, o Ministério da Saúde exige um 1.200m² disponíveis. Deste total, 208m² devem ser destinados à construção de um bunker, que abrigará o acelerador linear, utilizado no tratamento radioterápico.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email