Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

HNSD e Unifei poderão firmar parceria em projeto de inovação e empreendedorismo na saúde

28 de junho de 2021

O provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Márcio Labruna, se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o professor Edson da Costa Bortoni, nesta sexta-feira (25), para apresentá-lo o projeto “Hub de Inovação e Empreendedorismo de Itabira e Região”, que cria uma agenda de futuro para a instituição.

O projeto, cujo o objetivo é a criação de um hospital autossustentável, tem como estratégia a utilização do empreendedorismo e da inovação como forma de assegurar acesso à saúde de qualidade para toda população e a inserção definitiva do setor na pauta de diversificação econômica de Itabira.

A apresentação do projeto foi feita pelo consultor Eugênio Müller e contou com a participação de Gilberto Duarte Cuzzuol, diretor do Campus Unifei Itabira, Giselle Queiroz, diretora de Empreendedorismo e Inovação, e Fabiana Costa Guedes, pró-diretora administrativa da universidade, além do diretor executivo do HNSD, Alexandre José Coelho e do médico Marcos Vale.

Na ocasião, Márcio Labruna convidou oficialmente a Unifei para ser parceira estratégica do Hub de Inovação e Empreendedorismo com a promoção de ações conjuntas no campo de inovação, desenvolvimento de soluções e ampliação dos projetos de pesquisa e extensão.

“Estamos pensando no futuro da população regional quando criamos um projeto que trabalhará o desenvolvimento econômico com investimentos em saúde. O HNSD quer desenvolver ações concretas, com empreendedorismo, inovação e utilização das tecnologias modernas, tudo isso para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas, já que o hospital é um dos maiores responsáveis pela saúde em toda a região”, defendeu Márcio Labruna.

O reitor da Unifei, Edson Bortoni, manifestou o interesse da instituição de ensino em participar do HUB e elencou diversas oportunidades de desenvolver trabalhos em conjunto, especialmente nas áreas da engenharia voltadas à medicina. Ele e o provedor também conversaram sobre a implantação do curso de medicina em Itabira.  A participação do HNSD na execução do projeto foi assegurada por Márcio Labruna.

“Somos o maior hospital regional, responsáveis pelo atendimento de milhares de pessoas por mês. Temos um quadro de aproximadamente 1.500 colaboradores. Portanto, é imprescindível que participemos do projeto de instalação da faculdade de medicina em Itabira. Não tem como discutirmos saúde regional sem incluir o Hospital Nossa Senhora das Dores”, comentou o provedor.

Nos próximos dias já terá início a formalização das parcerias entre HNSD e Unifei para os trabalhos conjuntos na área de inovação.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email