Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

HNSD realiza primeira cirurgia para correção de escoliose de Itabira

12 de outubro de 2022

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) realizou a primeira cirurgia para correção de escoliose idiopática com artrodese de Itabira. A paciente, uma mulher de 20 anos, passou por uma artrodese, que é uma fusão no local que apresentava as deformidades, onde foi colocado parafusos e hastes para manter a coluna o mais ereta possível. A cirurgia foi feita na última sexta-feira (7) e, segundo o médico responsável pelo procedimento, o ortopedista Glauber Henrique Costa Ferreira, “foi um grande sucesso”.

Ao todo, foram quatro horas de cirurgia, que contou com monitorização antes, durante e após o procedimento, com o objetivo de minimizar os riscos de lesão dos nervos e da medula. Ao final, devido ao protocolo para este tipo de cirurgia, considerada de grande porte, a paciente foi encaminhada para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde permaneceu por apenas um dia, sendo transferida na sequência para um apartamento. No último domingo (9), ela recebeu alta e conseguiu andar, o que atesta o sucesso de todo o tratamento.

“Fizemos o primeiro caso para correção de escoliose no HNSD. Isso representa um avanço em todos os aspectos. Mais comodidade, mais eficiência e mais saúde para a população de Itabira e região. Estamos em constante evolução em todos os aspectos, parte hospitalar, equipe médica, equipamentos de ponta, buscando sempre o melhor para nossos pacientes”, declarou o ortopedista Glauber Ferreira.

A cirurgia contou com a participação dos médicos Rodrigo D’Alessandro de Macedo, de Belo Horizonte, e dos itabiranos Édson Pereira Lima e Ivan Peixoto Garcia. Os instrumentadores foram Éder Drumond e Elisangela Martins. A monitorização foi feita pelo médico Guilherme Szhreiber. Os anestesistas foram Marcio Fialho e Bruno Apgaua.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email