Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Instalação de posto de coleta de sangue em Itabira é urgente, avalia coordenadora do HNSD

14 de junho de 2022

A instalação de um posto de coleta de sangue em Itabira é uma das ações mais necessárias e urgentes na saúde, segundo a avaliação da coordenadora da Agência Transfusional do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Izabel Castro. Há alguns anos a doação de sangue feita por itabiranos ocorre somente em Belo Horizonte, sempre no último sábado de cada mês, por meio de transporte e alimentação financiados pelo hospital.

No dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, evento criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a população sobre a importância da doação. A OMS recomenda que ao menos 1% da população seja doadora, mas ainda há uma dificuldade em aumentar este número no Brasil, principalmente pela falta de estrutura nas cidades do interior.

Segundo Izabel Castro, o ideal em Itabira seria repor o estoque utilizado mensalmente, que é em média 280 bolsas de sangue. A média de doadores, disse a coordenadora da Agência Transfusional, é de 25 pessoas por mês, que se deslocam até o posto de coleta do Hospital Júlia Kubitschek, em Belo Horizonte.

“Itabira possui muitas pessoas solidárias e dispostas a doar sangue, porém a necessidade de viajar até a capital compromete a realização das doações. Para que haja mais doadores e doações concretas, um posto de coleta na cidade seria de grande importância. Há um projeto de implantação do posto de coleta em Itabira no Hospital Municipal Carlos Chagas [HMCC], sendo que a área física já foi aprovada e as negociações estão em andamento”, disse Izabel Castro.

Instalação de posto de coleta de sangue em Itabira é urgente, avalia coordenadora do HNSD
Grupo de doadores voluntários de sangue – Foto: Ascom/HNSD
Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email