Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Livro “A Crônica da Semana”, de Sérgio Rosa, é lançado com textos que retratam a Itabira nos anos 1990. Venda dos exemplares será revertida para o HNSD

19 de novembro de 2018

Na sexta-feira, 16 de novembro, a Galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) recebeu o lançamento do livro “A Crônica da Semana”, que reúne 80 textos produzidos pelo advogado Sérgio Augusto Gonçalves Rosa durante a década de 1990 e início dos anos 2000. Os exemplares são vendidos a R$ 20 e toda renda arrecadada será destinada ao Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).

Durante a sua vida, Sérgio Rosa se destacou por se dedicar ao desenvolvimento da comunidade itabirana. Como advogado, chegou a presidir a 52ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Além disso, foi superintendente da FCCDA, contribuindo para a criação e consolidação da instituição cultural, e integrou a Irmandade Nossa Senhora das Dores (INSD), tendo ocupado uma cadeira na Mesa Administrativa do HNSD.

Devido a esse importante histórico de atuação na cidade, a solenidade de lançamento do livro “A Crônica da Semana” reuniu familiares, amigos, autoridades locais e admiradores. Em um emocionante discurso, Ângela Sampaio Rosa, viúva de Sérgio Rosa, destacou a dedicação de seu marido para com a cidade e a sua sensibilidade em retratar a situação sociocultural da época.

Ao longo da sua vida, o advogado escreveu mais de 100 crônicas que eram lidas semanalmente por Marcos Evangelista Alves “Gabiroba” na Rádio Pontal. Os textos, redigidos sempre de forma bem-humorada, abordavam a cena política e social de Itabira e do Brasil. Parte delas foram reunidas no livro. “Com ‘A Crônica da Semana’ podemos compartilhar o pensamento e opiniões do Sérgio [Rosa] com o itabirano. Cada texto é o registro de um tempo que reverbera até hoje”, afirmou Ângela Rosa.

O provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, afirmou que cada pessoa que passa pela Mesa Administrativa da instituição deixa a contribuição com a saúde local. Ele, ainda, relembrou o trabalho do advogado em momento em que o hospital enfrentou dificuldades. “O Sérgio [Rosa] sempre foi um parceiro da nossa instituição e colaborou para termos um hospital ainda mais forte”, ressaltou, antes de entregar um vaso de flores para a família do advogado.

As homenagens não param por aí. Solange Duarte Alvarenga, coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade, representando a superintendente da FCCDA, Martha Mousinho, destacou a importância de Sérgio Rosa para a cultura local e entregou à sua família uma placa de agradecimento. O prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), que não pode comparecer à solenidade, enviou flores. Marcos Gabiroba, que deu voz às crônicas, também discursou no evento.

O livro “A Crônica da Semana” pode ser comprado no setor de comunicação do HNSD (Avenida João Soares Silva, 135, Penha, Itabira, Minas Gerais). Outras informações pelo telefone (31) 3839-1486.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email