Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Saúde aprova terreno para construção de Centro de Radioterapia no HNSD

24 de abril de 2019

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) recebeu na manhã de quarta-feira (24) o gerente de projetos do Plano de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS), Ronan Cabral, que avaliou e aprovou a área de 1.600 m² para a construção de um prédio que abrigará a radioterapia.

Com esse serviço, a instituição expande a oferta de tratamento do câncer e se torna um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), já que atualmente oferece o tratamento de quimioterapia e cirurgias oncológicas.

Em uma reunião técnica, que contou inclusive com a presença do prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, apresentou ao representante do Ministério da Saúde toda a estrutura do hospital, bem como a área onde será construída o centro de radiologia.

O terreno fica em frente ao prédio da hemodiálise, onde atualmente é o estacionamento interno do hospital. Para a construção do centro de tratamento serão necessários 1.200m² disponíveis. Deste total, 208m² devem ser destinados à construção de um bunker, que abrigará o acelerador linear, utilizado no tratamento radioterápico.

Após avaliar o terreno, Ronan Cabral disse que o processo de construção do centro de tratamento entrará em fase de aprovação junto aos órgãos fiscalizadores, como a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e a Vigilância Sanitária (Visa), o que leva entorno de 120 dias. Com a aprovação destes projetos, as obras podem ser iniciadas, com o prazo de conclusão em 12 meses.

“A área está condizente com os projetos apresentados e está apta para receber as obras e, após a licitação, são 12 meses para a execução”, garantiu o representante do Ministério da Saúde.

Em sua apresentação, Ronan Cabral informou que dos 6 mil novos casos de câncer que surge no país por ano, 80%, em algum momento, precisam passar pelo tratamento da radioterapia. Por isso, alertou, é necessário a construção deste centro oncológico “o quanto antes” em Itabira para que a demanda da região seja atendida.

“Esse equipamento [que será instalado no HNSD] tem uma capacidade de tratamento em três turnos de até 120 pacientes [oncológicos]. Então, se você trabalhar em dois turnos tratará 70 pacientes por dia. De acordo com os dados do hospital, a média é de 220 pacientes, então acredito que, a partir da inauguração da radioterapia, a fila de atendimento no município tenha terminado”, avaliou o gerente.

Valor– O projeto de construção do centro de tratamento radiológico será custeado pelo Governo Federal, por meio Ministério da Saúde. Ao todo, a previsão total de investimento é de R$10 milhões.

Precisamos ter pressa na construção deste projeto, alerta prefeito

Na manhã de quarta-feira (24), o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) acompanhou a visita técnica do gerente de projetos do Plano de Expansão da Radioterapia do Sistema Único de Saúde (SUS), Ronan Cabral, ao Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Ele destacou a necessidade de contar com o serviço o quanto antes.

A visita do engenheiro foi uma solicitação do prefeito em conjunto com o provedor do HNSD, Vaquimar José Vaz, na tentativa de acelerar o processo de construção. A presença de um representante do Ministério da Saúde em Itabira fez efeito, já que a previsão de início das obras é em aproximadamente seis meses após a aprovação do local.

“Precisamos de pressa. Existem diversos municípios que necessitam da radioterapia, então temos que acelerar esse projeto e aproveitar que existe um orçamento definido para essa obra em Itabira que está dentro do contexto do Ministério da Saúde. Assim teremos mais tranquilidade e garantia de contarmos com esse serviço”, disse Ronaldo Magalhães.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email