Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Novembro Azul: cinco dicas para a saúde do homem

5 de novembro de 2022

Manter hábitos de vida saudáveis são importantes para prevenir o câncer de próstata, tumor que mais mata homens em todo o mundo. Dados do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão da doença. Somente no ano passado, foram 16.055 mortes em consequência da enfermidade.

Neste artigo, separamos cinco dicas que vão te ajudar a cuidar melhor da saúde e a prevenir a ocorrência do câncer de próstata. Confira!

Faça exercícios físicos

A prática de atividades físicas reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do organismo, promove o equilíbrio hormonal e auxilia a manutenção do peso.

Não fume

O tabagismo é apontado como uma das principais causas para qualquer tipo de câncer. Isso porque, ao fumar, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas — o que aumenta as chances de desenvolver a doença, inclusive em níveis mais agressivos, que são mais difíceis de matar.

Alimentação saudável

Alimentos ricos em vitaminas, como as do complexo A, D e E; compostos bioativos, como os carotenóides, presentes em frutas e vegetais de cores laranja, vermelhas ou amarelas, são componentes que têm efeito protetor ao organismo.

Exames de prevenção

Para quem tem histórico familiar de câncer de próstata, é necessário ir ao urologista anualmente a partir dos 45 anos. Para quem não possuí esse histórico familiar, a idade recomendada para começar a fazer o acompanhamento médico é de 50 anos.

Dois exames são importantes nesse processo: o toque retal, que possibilita a avaliação da glândula, como presença de nódulos suspeitos ou endurecimento; e o exame de sangue PSA, que detecta os níveis de proteína produzidas pela próstata.

Incentive os amigos

Ainda existe muito preconceito em relação aos cuidados da saúde pelos homens. E esse preconceito é um dos fatores para os altos índices de mortalidade do câncer de próstata, por exemplo. Por isso é importante incentivar os amigos a cuidarem da saúde e a realizar consultas e exames periódicos.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email