Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Saiba quais são os 5 acidentes de trabalho mais comuns na área da Saúde

7 de abril de 2022

Os acidentes de trabalho na área da Saúde, infelizmente, são frequentes. É o que releva uma pesquisa feita pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho. Tal quadro leva a afastamentos e déficit de profissionais, comprometendo a imagem dos estabelecimentos hospitalares.

De acordo com o estudo, os tipos de acidentes de trabalho mais comuns são, respectivamente, o corte e a laceração (21%), as fraturas (17,5%), a contusão e o esmagamento (15,7%), a distorção e a tensão (9,2%) e a lesão imediata (8,16%).

Ainda segundo a pesquisa, as regiões do corpo mais afetadas são os dedos, os pés, as mãos, partes múltiplas e a articulação do tornozelo — nessa ordem. A seguir, falamos sobre os tipos de acidentes de trabalho e como são provocados. Fique por dentro!

Corte e laceração

Tal acidente de trabalho é observado na área da saúde durante o manuseio de instrumentos e materiais de forma inadequada ou sem o uso devido do equipamento de proteção individual. Daí a importância de seguir à risca as normas de segurança no momento de executar os procedimentos hospitalares.
Nesses casos, é preciso manter o local lesionado limpo e protegido. Em um primeiro momento, é aconselhado o uso de antisséptico. O soro em jato, além de garantir a limpeza, alivia a dor e previne traumas. Já a gaze e a fita hipoalergênica ajudam na proteção, mas é importante manter a umidade natural da ferida para uma rápida cicatrização. Cabe ao médico conduzir o tratamento.

Fraturas

Podendo ser expostas ou não, as fraturas caracterizam-se pela quebra de um osso do corpo. Em geral, elas são ocasionadas por lesões ou esforços repetitivos. Uma queda também pode provocá-las. O tratamento envolve repouso, compressão, realinhamento ósseo, imobilização e até mesmo cirurgia, a depender de cada caso.

Contusão e esmagamento

A contusão é uma lesão nos tecidos ou músculos por pancada, ou queda. Dor e inchaço são os sintomas mais comuns — eles podem ser aliviados com a aplicação de gelo, em grande parte dos casos. Algumas das regiões atingidas são o pulso e o cotovelo. Já o esmagamento é um acidente em que o corpo sofre — total ou parcialmente — uma forte pressão, podendo levar à lesão de ossos e órgãos.

Distorção e tensão

Na lista de acidentes de trabalho estão a distorção e a tensão. Muitas vezes, elas são provocadas por sobrecarga física, problemas posturais ou até mesmo de ordem emocional, como ansiedade e estresse. Rigidez, inchaço, fraqueza e limitações nos movimentos são alguns dos sintomas mais recorrentes em profissionais que passam por tais ocorrências.

Lesão imediata

A lesão imediata, ou seja, aquela provocada logo após o acidente laboral, também é bastante comum. Em muitos casos, ela é grave, o que impede o trabalhador de executar suas atividades, levando-o ao afastamento enquanto se recupera. Tanto essa como as demais ocorrências mencionadas podem ser prevenidas com medidas de segurança adotadas nos hospitais, como o uso de equipamentos de proteção individual.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email