Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Saúde mental no trabalho: confira cinco dicas para manter o seu bem-estar

23 de dezembro de 2021

Mesmo com tantos avanços na medicina e em nossa sociedade, a saúde mental ainda é tabu para muitas pessoas. Porém, com a pandemia de Covid-19 e a necessidade do isolamento social para conter os avanços da doença, a saúde mental ganhou espaço nas discussões relacionadas ao nosso bem-estar.

Diversos fatores podem levar uma pessoa a um quadro de sofrimento emocional — inclusive o ambiente de trabalho. Por isso, é importante ficar atento à nossa saúde, buscar hábitos que ajudem a cuidar do emocional e, claro, sempre recorrer à ajuda profissional para superar os momentos de dificuldade.

Neste artigo separamos algumas dicas que podem tornar melhor o dia a dia no trabalho. Confira!

Não esconda os seus sentimentos

Em momentos de estresse e sobrecarga, é importante falar dos seus sentimentos com alguém em quem confia e se sinta confortável. Não é sinal de fraqueza expor temores, preocupações e frustrações. Expressar as emoções, além de ajudar a aliviar a tensão, é um caminho para buscar as melhores resoluções.

Faça exercícios físicos

Já não é mais segredo que a atividade física é fundamental para os cuidados com a saúde — seja o corpo ou a mente. Quer um exemplo? De acordo com um estudo da Escola de Saúde Pública de Havard, 15 minutos de caminhada diária reduzem os riscos de depressão em até 26%. Portanto, levante-se da cadeira é vá praticar exercícios.

Mantenha contato

Somos seres sociáveis e, por isso, os relacionamentos são fundamentais para cada pessoa, ainda mais quando o assunto é saúde mental. Por isso é importante manter contato e buscar criar relações saudáveis — ainda mais no ambiente de trabalho, onde geralmente passamos a maior parte do nosso dia. Tenha em mente que conflitos com colegas de empresa são normais, mas é importante resolver essas questões para não se criar um ambiente ruim e cheio de ressentimentos.

Pausas são importantes

Especialistas apontam que, em média, uma pessoa consegue manter a concentração por 30 minutos seguidos. Após esse tempo, o foco começa a ser perdido, as chances de erros aumentam e a produtividade cai. Por isso as pequenas pausas são importantes para reduzir a tensão e renovar o ânimo. Mas veja bem, esses intervalos devem ser de até 5 minutos.

Tenha limites entre trabalho e casa

É comum levarmos trabalho para casa — e com a pandemia de Covid-19, o home office se tornou uma prática mais comum. Assim, é importante saber limitar os horários, definindo quando estará trabalhando e quando cuidará dos afazeres domésticos e terá os momentos de lazer. Determinar um espaço de trabalho também é uma boa opção.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email