Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Sonambulismo infantil: o que é, sintomas e causas

14 de novembro de 2022

O sonambulismo infantil é um transtorno do sono em que a criança está dormindo, mas parece estar acordada, podendo sentar, falar ou andar pela casa, por exemplo. O sonambulismo acontece durante o sono profundo e pode durar de poucos segundos a até mesmo 40 minutos.

O sonambulismo na maior parte dos casos tem cura, desaparecendo sozinho na adolescência, embora, em algumas pessoas, possa se manter até à idade adulta. As causas específicas ainda são desconhecidas, mas acredita-se que os episódios de sonambulismo, que se iniciam normalmente 2 horas depois da criança dormir, estejam relacionados com a imaturidade do cérebro.

Principais sinais e sintomas

Alguns sinais comuns de crianças com sonambulismo incluem:

  • Sentar na cama durante o sono;
  • Fazer xixi em locais inadequados;
  • Levantar e caminhar pela casa durante o sono;
  • Falar ou sussurrar algumas palavras ou frases confusas, sem sentido;
  • Não lembrar de nada do que fez dormindo.

Durante os episódios de sonambulismo é normal que a criança tenha os olhos abertos e o olhar fixo, parecendo estar acordada, mas apesar de conseguir seguir alguns ordens, pode não ouvir, nem entender nada do que lhe é dito.

Quando acorda de manhã é raro a criança se lembrar do que aconteceu durante a noite.

O que pode causar sonambulismo nas crianças

As causas do sonambulismo infantil ainda não são totalmente conhecidas, mas a imaturidade do sistema nervoso central pode estar relacionada, assim como fatores genéticos, noites mal dormidas, o estresse e a febre.

Além disso, ter vontade para fazer xixi durante o sono também pode aumentar o surgimento de episódios de sonambulismo, já que a criança pode se levantar para fazer xixi sem ter acordado, acabando por urinar em outro local da casa.

Embora possa acontecer por imaturidade do sistema nervoso, o sonambulismo não indica que a criança apresenta problemas psicológicos ou emocionais.

Fonte: Tua Saúde

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email