Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Você fica no celular antes de dormir? Veja as razões para evitar este hábito

31 de dezembro de 2021

A última coisa que você olha antes de dormir é o seu celular? Se a resposta for sim, tome cuidado! Pois, muitas vezes você nem perceberá o quanto isso está te prejudicando. O que pode parecer inofensivo pode estar acabando com a qualidade do seu sono e consequentemente com a sua saúde.

Ir para a cama dormir deve ser uma experiência tranquila. Os celulares existem para nos manter com a mente ocupada e entretida. Por isso, sua mente pode permanecer ativa e envolvida por muito tempo depois de percorrer o Instagram ou responder a alguns e-mails de trabalho. Ir para a cama e adormecer deve ser uma experiência tranquila, feliz e relaxante. Usar o telefone muito perto da hora de dormir pode impactar negativamente esses sentimentos.

A luz azul que seu smartphone emite não é ruim apenas para a sua visão, mas também para o seu cérebro. Existe uma correlação entre os níveis suprimidos de melatonina e a exposição à luz azul. A melatonina é um hormônio responsável por controlar o ciclo sono-vigília. Então, quando seu corpo fica sem ele, você pode sentir insônia, cansaço durante o dia e irritabilidade. A exposição à luz azul pode afetar seu relógio biológico interno e alterar seu ritmo circadiano. Este ritmo está em sintonia com a luz e a escuridão. É por isso que você se sente mais cansado à noite quando o sol começa a se pôr e porque você se sente mais energizado pela manhã quando está claro.

O que fazer?

  1. Recomenda-se cortar o tempo de tela 1 hora antes de dormir, mas também há benefícios em interromper apenas 30 minutos antes de dormir.
  2. Estabelecer uma rotina relaxante na hora de dormir e desencorajar atividades que podem levar à ansiedade ou uma alta resposta emocional.
  3. Escolha atividades noturnas que promovam o sono.
  4. Tente colocar seu telefone em um cômodo diferente e investir em um rádio-relógio para sua mesa de cabeceira.
  5. Existem também opções no seu telefone (como configurá-lo no “modo noturno”) para minimizar distrações e notificações que podem ajudá-lo a adormecer.
Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email