Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Você sabia que mais de 10 milhões de brasileiros têm alguma deficiência auditiva?

9 de novembro de 2021

Você sabia que mais de 10 milhões de brasileiros têm alguma deficiência auditiva?

No dia 10 de novembro é comemorado o Dia de Prevenção e Combate à Surdez.   Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas têm alguma deficiência auditiva no país, entre as quais 2,7 milhões são completamente surdas.

Os números tendem a aumentar com o passar dos anos, já que uma das maiores causas da surdez é o envelhecimento, ou seja, com o aumento do tempo de vida, é teremos mais surdos vivendo em nosso país.

O dia  de Prevenção e Combate à Surdez foi criado pela Portaria de Consolidação MS nº 1/2.017, art. 527 como símbolo de luta pela educação, conscientização e prevenção sobre os problemas relacionados à surdez e à saúde auditiva. Apesar da comunidade surda ter alcançado alguns direitos fundamentais, como a obrigatoriedade do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação de professores e a Lei de Cotas para Deficientes, muito ainda deve ser feito para o alcance da inclusão.

Saiba quais são as principais causas:

– A surdez de condução é provocada pelo acúmulo de cera de ouvido, infecções (otite) ou imobilização de um ou mais ossos do ouvido. O tratamento é feito com medicamentos ou cirurgias;

– A surdez de cóclea ou nervo auditivo é desencadeada por viroses, meningites, uso de certos medicamentos ou drogas, propensão genética, exposição ao ruído de alta intensidade, presbiacusia (perda da audição provocada pela idade), traumas na cabeça, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, tumores. O tratamento, de acordo com cada caso, é feito com medicamentos, cirurgias, uso de aparelho.

Outros fatores que podem provocar surdez:

–Casos de surdez na família;

–Nascimento prematuro;

–Baixo peso ao nascer;

– Uso de antibióticos tóxicos ao ouvido e de diuréticos no berçário;

– Infecções congênitas, principalmente, sífilis, toxoplasmose e rubéola.

 

 

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email