Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

COI – Centro de Oncologia de Itabira

De acordo com Instituto Nacional de Câncer  (INCA). São esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. Números que demonstram a necessidade de se estruturar um serviço eficaz de tratamento e combate a uma das enfermidades que mais mata no globo.

Com o entendimento da importância de contar com esse serviço em sua estrutura, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) trabalhou para que pudesse oferecer atendimento oncológico para o maior número de pessoas possíveis. Depois de cumprir uma série de exigências, o hospital conseguiu junto ao Ministério da Saúde a autorização para ofertar os serviços de oncologia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada oficialmente no dia 29 de dezembro de 2016. A medida beneficia a região de referência de Itabira, mais 12 municípios da microrregião e 16 municípios das micros de João Monlevade e Guanhães.

Dessa forma, estima-se que uma população de 500 mil habitantes tem acesso ao serviço de oncologia SUS que é ofertado pelo HNSD.

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO O HNSD está habilitado para tratar todos os tipos de câncer, exceto infantil, leucemia aguda e aqueles que incidem em cabeça e pescoço. Além disso, o hospital realiza cirurgias nas especialidades de Urologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Mastologia.