Opções de privacidade

SANGUE… tecido essencial para a manutenção da vida, pois, nele, estão presentes componentes responsáveis pelo transporte de oxigênio a todos os órgãos do corpo humano (hemácias), células de defesa (leucócitos) e as que promovem a coagulação do sangue (plaquetas).

DOAR SANGUE é um exercício de cidadania. Quando necessário, não há outro produto que o substitua, podendo salvar uma ou mais vidas!

SER DOADOR DE SANGUE é um privilégio, já que, para isso, você tem que estar em perfeitas condições de saúde. Se você fizer parte desse grupo de pessoas privilegiadas, doe sangue pelo menos 2 vezes ao ano.

A Agência Transfusional do HNSD trabalha com um estoque mínimo de sangue para atender às necessidades (média de 184 transfundidas no mês), porém, depende, constantemente, da captação de doadores para reposição e manutenção do estoque do Hemocentro Produtor – Hemominas.

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

– Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional),

– Ter e estar em boa saúde,

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade,

– Ter entre 16 e 69 anos (incompletos). Jovens com 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais e/ou responsáveis legais,

– Pesar no mínimo 50 Kg,

– Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação.

– Dormir bem na noite anterior à doação,

– Não ter passado por situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis,

– Não ter tido gripe, resfriados ou diarreia nos últimos 7 dias,

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas,

– Não usar drogas,

– Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado,

– Não estar grávida ou em período de amamentação,

– Não ter sido submetido a exame de endoscopia nos últimos 6 meses,

– Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses,

– Tratamento dentário nos últimos 30 dias (conforme o caso).

Outras condições que também poderão impedir a doação serão avaliadas na triagem, durante o cadastro ou durante a consulta clínica realizada pelo médico na Hemominas. Você pode consultá-las no site www.hemominas.mg.gov.br.

Os interessados em fazer doações, devem se cadastrar pelo telefone 3839-1455. Na última sexta-feira de cada mês (exceto feriados), conforme calendário abaixo, os interessados são levados ao posto de coleta Júlia Kubitschek, em Belo Horizonte, para a realização da coleta, com transporte e lanche disponibilizados aos doadores pelo HNSD.