Os vereadores aprovaram por unanimidade na tarde de terça-feira, 17 de dezembro, o projeto de lei que doa ao Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) um terreno de 12.452m² para a expansão dos serviços de hemodiálise.
Com isso, o HNSD aumentará o número de pacientes atendidos, passando dos atuais 223 para 450. O investimento total, que será feito por meio de programas federais, será de R$ 10 milhões, o que inclui a construção do prédio e a compra de novos equipamentos.
O diretor-administrativo do hospital, Alexandre José Coelho, participou da reunião da Câmara Municipal acompanhado de alguns colaboradores da instituição. Segundo ele, a doação do terreno é um dos pré-requisitos para que o HNSD alcance os valores que garantirão a expansão desse serviço.
“A taxa de mortalidade [de pacientes de diálise] é de 2,5% e a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza até 10%. Ou seja, a gente está admitindo novos pacientes e eles estão tendo uma possibilidade de sobrevida de até 15 anos. Então, essa aprovação do terreno garantirá a possibilidade de dobrarmos a nossa capacidade de atendimento”, comemorou Alexandre Coelho.
A aprovação do projeto foi defendida por todos os vereadores. Segundo o líder do governo na Câmara Municipal, Neidson Dias Freitas (PP), a credibilidade do HNSD e de sua administração foi o que garantiu a doação do terreno. Em um discurso voltado para os colaboradores, o vereador enalteceu o trabalho desenvolvido pela instituição.
“Nós estamos doando o terreno, mas vocês já estão lá há muito tempo, doando o carinho e a energia em fazer um trabalho sério e, por isso, que nem a Prefeitura [Municipal de Itabira] nem a Câmara [Municipal de Itabira] tem dificuldade alguma em fazer este aporte para vocês, que será revertido em bem-estar para a população itabirana. Já é público e notório o trabalho do hospital para toda a comunidade da nossa cidade”, reconheceu o vereador.