Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

História do Hospital

A história do Hospital começa na metade do século XIX, quando Itabira tinha apenas seis anos. Desde o início o HNSD é o exemplo maior de luta e dedicação de um povo que, superando todas as dificuldades, mostra que o amor ao próximo é a única arma que sempre
vence.

Fundado em 17 de novembro de 1854 pelo Monsenhor Felicíssimo com o nome de Hospital de Misericórdia, em 1859 passou a se chamar Hospital Nossa Senhora das Dores. Até 1960 funcionou num casarão da rua Major Paulo que existe até hoje. Em 1935, com dinheiro arrecadado em festejos, o Hospital inaugurou o laboratório.

Sempre contando com a participação da comunidade itabirana, o HNSD acompanhou o crescimento da cidade investindo em melhorias e novos equipamentos: em 1937 inaugurou uma pequena farmácia que funcionava no próprio Hospital e em 1943 adquiriu um aparelho de Raio X.

A visão de futuro e o espírito humanitário encorajaram os membros da Irmandade e contagiaram a população de Itabira, que, lutando contra as adversidades, lançaram a pedra fundamental e iniciaram as obras da construção do novo prédio em 1954. Finalmente no dia 07 de agosto de 1960 foi inaugurada a nova sede.

Depoimentos