Estudos mostram que a meditação ativa funções cerebrais ligadas diretamente com a consciência, atenção, aprendizado e memória. Dessa forma, a meditação poderá trazer inúmeros benefícios que vão auxiliar no seu estudo e no trabalho.
Confira alguns que listamos para você:
1. Aumenta o poder de concentração
Sem dúvida, praticar meditação diariamente irá aumentar seu poder de concentração, segundo mostraram alguns estudos. Pesquisadora do Instituto do Cérebro, Elisa Kozasa, é referência em estudos sobre o efeito da meditação no campo da neuroimagem e revela o aumento da capacidade de foco aos praticantes da técnica. Além disso, esses indivíduos estão mais aptos a dar respostar rápidas por estarem mais concentrados na atividade realizada no momento. Ou seja, o foco no presente.
2. Acalma a mente
Se estiver lendo um livro e na sua mente vêm pensamentos diversos, é hora de parar, respirar e meditar. Para isso, não precisa ser um especialista ou dominar uma técnica, apenas pare por uns minutos e concentre-se na sua respiração. Isso acalmará a mente e proporcionará uma leitura mais concentrada, ideal para que o cérebro armazene corretamente as informações.
Outra situação a ser considerada na qualidade dos estudos é o sono. Precisa-se dormir bem e no tempo adequado para o descanso da mente. Portanto, aqui também a meditação poderá auxiliá-lo. Realizar a prática antes de se deitar melhorará a qualidade do sono. Experimente!
3. Diminui o estresse
Estresse é quando há desequilíbrio em algum momento da vida do indivíduo. Atualmente, essa situação é recorrente na rotina das pessoas, que encaram momentos de dificuldades com prazos, frustrações e exigências trazidas pela vida moderna.
Caso não saiba conduzir de maneira calma e equilibrada, a situação de estresse estará sempre presente, afetando sua saúde física e mental. Dessa forma, a meditação pode auxiliar, no meio dessas situações da vida, a aceitar que há momento para tudo. Fazer o que deve ser feito, sem dispersões ou atropelos.
4. Auxilia no alívio da dor física e mental
Se você trabalha, estuda, tem filhos e ainda tem as tarefas da casa para fazer é realmente desgastante. Caso não saibamos lidar com tais situações, você estará sempre sujeito a sofrer sobrecarga da mente e o corpo tende a adoecer.
Com isso, é preciso ter um pouco mais de foco e a meditação poder ser uma grande aliada.
5. Melhora a memória
Sabe-se que a meditação traz melhoria para as regiões do cérebro que envolvem a memória, o estresse, a aprendizagem e as emoções. Mas pesquisadores apontam para a melhora da massa cinzenta no hipocampo do cérebro, região onde há maior concentração de neurônios.
Quando trabalhada, pode favorecer condições apropriadas para multiplicação dos neurônios, responsáveis por nossa memória. Segundo a revista Consciousness and Cognition, há uma melhora da memória e do processamento visual-espacial de 15 a 50% à partir do quarto dia de prática.
6. Promove bem estar
Aliada ao silenciar da mente, a meditação pode ajudar a criar uma sensação de bem estar muito grande. Pensamentos mais positivos estarão mais presentes na sua vida, aliados aos sentimentos de empatia, gratidão, bondade e compaixão para consigo e com os outros. Assim, perceberá que sua vida estará mais fluida prevalecendo mais momentos de alegria e prazer.
7. Melhora a autoconfiança
Trabalhar a autoconfiança perante a realização de uma prova pode ser um dos pontos chaves para alcançar o sucesso. Com isso, incluir a meditação na sua rotina diária auxiliará a desenvolver controle das emoções e trazer mais segurança na realização de provas ou definição de projetos no seu trabalho.
Além disso, quando melhoramos a autoconfiança, acreditamos em nossa capacidade para realizar algo da melhor maneira possível o que faz diminuir sentimentos de medo e sentimentos negativos. À partir da autoestima elevada consegue-se confiar ainda mais no seu potencial e na sua capacidade de vencer os desafios da vida.
8. Minimiza dores corporais
Muito falou-se do benefícios da meditação para a saúde mental, mas a meditação também auxilia na saúde do nosso corpo.
A posição sentada por várias horas ao dia altera nossa postura e ocasiona dores nas costas, principalmente na lombar. Essas queixas podem atrapalhar nos estudos e no seu trabalho.
Nesse sentido, um estudo revelou que a meditação pode auxiliar no controle das dores de curto e longo prazo devido ao fato de elevar sua consciência corporal e postural exigida durante a prática. No entanto, a meditação pode auxiliar, mas não resolve o problema por completo. Portanto, qualquer desconforto além do normal busque orientação de um profissional capacitado.