Você já sentiu um certo desanimo para se levantar da cama e realizar suas tarefas diárias? Entre outros possíveis fatores – como melancolia, depressão, sobrecarga e estresse – isso pode acontecer pela falta de vitaminas em seu organismo, em especial, a Vitamina D.
Nesse sentido, ela também é conhecida como a Vitamina do Sol, afinal, essa é a principal fonte dela para o nosso corpo.
Apesar de ser essencial, a deficiência dessa vitamina é muito comum e precisa ser levada a sério. Sendo assim, vamos falar agora sobre como a Vitamina D atua em nosso organismo!
Para que serve a Vitamina D?
A principal função desse nutriente é auxiliar a absorção de cálcio, estando diretamente relacionada à saúde óssea, à força muscular e outros processos metabólicos. Além disso, há estudos, que revelam uma possível relação entre o fluxo de vitamina D e a depressão, sendo assim uma grande aliada no equilíbrio psicoemocional.
Consequentemente, essa vitamina está totalmente atrelada ao nosso nível de disposição e produtividade, sendo uma ótima fonte de energia para o nosso corpo.
Deficiência de Vitamina D: principais sintomas
Não há um valor exato sobre os níveis necessários de vitamina D no organismo, afinal, isso vai depender de características mais específicas como faixa etária, peso e condicionamento físico.
Entretanto, a deficiência dela pode acontecer pela falta de exposição solar e pelo tipo de alimentação, sendo os principais sintomas:
- Cansaço, fadiga e mal-estar frequentes;
- Imunidade baixa;
- Fraqueza ou dor nos ossos e músculos;
- Tonturas e dores de cabeça.
Além disso, sua deficiência pode desenvolver problemas sérios de saúde como osteoporose, raquitismo, diabetes, hipertensão arterial, esclerose múltipla e depressão.