Ao perceber sintomas como resfriados constantes, febre, cansaço excessivo, vômitos e diarreia, independentemente da causa, você pode ter certeza de que seu corpo não está funcionando corretamente e que sua imunidade está baixa.
Confira 4 dicas de como aumentar a imunidade e deixá-la mais resistente, para que você possa se proteger de eventuais doenças que possam a afetar o sistema imune. Acompanhe!
1. Tome sol todos os dias
Um bom banho de sol diariamente pode ser sua melhor opção de fonte de vitamina D. Os raios solares proporcionam uma absorção de vitamina D pelo nosso corpo, agindo diretamente no reparo do sistema imunológico e no fortalecimento do corpo.
É importante ressaltar que o contato com o sol deve ser diário, mas moderado. Não devemos nos expor por grandes períodos. Também é preciso evitar os horários de maior intensidade. O recomendado é o banho de sol antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas.
2. Tenha uma alimentação adequada
Ter uma boa alimentação é um dos principais processos de como melhorar a imunidade. Pode parecer estranho, mas quase todo alimento natural ajuda a ter uma boa imunidade. Carnes vermelhas, peixes, frutas, vegetais, legumes, entre outros, são alimentos ricos nas mais diversas vitaminas, nutrientes e substâncias benéficas em geral. Por isso, o consumo de alimentos precisa ser o mais balanceado possível, procurando sempre combinar a dieta ideal para sua saúde.
Outro ponto importante é diminuir o consumo de comidas industrializadas e de frituras, pois essas já não apresentam características benéficas à saúde; pelo contrário, podem prejudicar o organismo.
3. Hidrate-se
Beber no mínimo dois litros de água por dia é extremamente importante para fortalecer o corpo. Isso porque a água é a substância que mais pode ajudar o organismo a funcionar corretamente. Além de impedir o ressecamento, ela permite que todas as funções do corpo sejam executadas sem problemas, elimina toxinas, transporta nutrientes e, consequentemente, trabalha a favor da imunidade.
Além disso, a falta de água dentro das células sanguíneas interfere na sua atividade, no transporte de nutrientes e na regulagem da temperatura corpórea. Por isso, mesmo nos dias de frio, é necessária a ingestão de líquidos, uma vez que a desidratação pode proporcionar problemas para o sistema imunológico.
4. Durma bem
Para ter uma boa noite de sono, é preciso uma quantidade mínima de horas. Dormir menos que 8 horas por dia irá prejudicar o corpo de inúmeras maneiras.
Durante o sono, nosso organismo passa por um processo de revitalização, renovação das células, repondo as energias, descansando as funções e deixando tudo pronto para o dia seguinte. A falta de bom sono, além de não ajudar na disposição, atrapalha o organismo, produzindo substâncias que afetam o sistema imunológico, baixando suas defesas.