A equipe da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) se uniu ao SENAI para resolver um grande desafio: a otimização do espaço físico da CAF com o objetivo de melhorar a eficiência e qualidade no atendimento.
O SENAI realizou algumas visitas e implementou ferramentas de análise no setor como o uso do pedômetro (dispositivo utilizado para contar os passos do colaborador) e a crono análise, para entender melhor os padrões de movimento e tempo de trabalho do funcionário. O total de passos foi de 6 km. A partir dos resultados foi possível conseguir uma economia de 30% do tempo laboral, reorganizando as atividades para que tivessem um planejamento e execução estratégicos.
Para Angélica Lima, colaboradora da CAF, ter a oportunidade de participar de um projeto com o suporte do SENAI e da UAI, foi excelente. “O HNSD teve ousadia e deu um passo firme e acertado rumo ao sucesso ainda maior contando com a ajuda e apoio de seus funcionários”, enfatiza.
Rosimaria Barbosa, colaboradora da CAF afirma que com participação do projeto UAI teve a oportunidade de buscar melhorias para meu setor. “Hoje com parceria do SENAI estamos melhorando o espaço físico da CAF, proporcionando plena satisfação para toda a equipe”, ressalta.
Atualmente, a equipe está concentrada na implementação de soluções de desafios antigos, como por exemplo a melhoria da área de etiquetagem onde para abrir o armário, o outro colaborador tem que sair de seu posto de trabalho e também a readequação das prateleiras, reduzindo as repartições para que caibam mais medicamentos no local.
Naiara Alves, supervisora da CAF destaca que o projeto UAI tem proporcionado experiência e aprendizado. “Tem sido extremamente satisfatório contar com a parceria do SENAI que está nos auxiliando nos processos de mudanças em relação à logística, mobilidade e otimização do espaço, trazendo produtividade, eficiência e agilidade com a prática LEAN”, finaliza.
No último dia 29, foi realizado um treinamento sobre a metodologia “5S”, que abordou a identificação e organização do estoque da CAF. Essa etapa envolveu toda a equipe na busca por soluções eficazes e as melhorias já começam a ser percebidas.