Opções de privacidade

Educar, cuidar e transformar: escola e hospital guiando o futuro

7 de novembro de 2025

Última atualização em 10 de novembro de 2025 às 01:47 pm

Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 05 de novembro, o HNSD esteve presente na Escola Estadual Antônio Linhares Guerra para a primeira edição do Projeto que une saúde e educação: Conectados com a Vida, idealizado pela jornalista e assessora de Comunicação do Hospital, Pauline Campos.

Pauline Campos, idealizadora do Projeto Conectados com a Vida – Foto: Comunicação HNSD

Segundo a idealizadora, o objetivo principal da iniciativa é oferecer informação de credibilidade para os jovens, através do contato com profissionais de saúde proporcionando debates, reflexões e novas perspectivas para o futuro por meio de rodas de conversas nas escolas.

“Esta é uma oportunidade de aprendizado 360 graus. Só se torna real graças ao engajamento dos profissionais e dos jovens focados em um mesmo ideal: aprender para transformar a si e o mundo em que vivemos. Juntos construímos um mundo melhor”, enfatizou.

A corresponsável pelo projeto, a professora de Biologia, Nucélia Fonseca, destacou que “a ação do projeto foi um momento de grande aprendizado e reflexão, despertando em nossos estudantes a busca pelo conhecimento e preparo para mercado de trabalho. Gratidão à toda equipe pela disponibilidade e pelo olhar voltado para ao social e principalmente para os jovens”.

De acordo com o diretor Executivo do HNSD, Alexandre Coelho, “a intenção da instituição é estar cada dia mais perto das pessoas, oportunizando trocas de experiências que possam contribuir para uma sociedade melhor, que incentive o autocuidado e a prevenção da saúde. Só assim poderemos sonhar com um futuro melhor para todos. Esta transformação começa com saúde e educação caminhando juntos”.

Voltado para os alunos do 3º ano do ensino médio, o encontro que reuniu 96 estudantes, proporcionou uma manhã de aprendizado, troca e reflexão sobre temas essenciais para a vida pessoal e profissional dos jovens.

Um formato dinâmico e participativo

As rodas de conversa aconteceram simultaneamente em três turmas, permitindo que todos os alunos participassem ativamente das discussões. A cada rodada, os facilitadores se revezavam entre as salas, garantindo que cada turma vivenciasse os três eixos temáticos sob diferentes perspectivas e experiências.

O formato dinâmico e colaborativo despertou a curiosidade dos estudantes e promoveu momentos de diálogo aberto, aprendizado mútuo e reflexão sobre os desafios da atualidade. Conheça os temas e abordagens trabalhadas pelos profissionais.

Saiba mais! Acesse a segunda parte da matéria e veja os temas abordados e os depoimentos dos profissionais participantes.

Este conteúdo te ajudou?

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Acessar o conteúdo