Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Você sabia que passar muitas horas sentado aumenta o risco de infarto?

16 de junho de 2022
Tempo de leitura: 2 min

 

Jornadas longas de trabalho. Muito tempo sentado, na mesma posição. Postura ruim, ambiente sem ergometria.

O dia a dia no trabalho pode e deve ser aproveitado para cuidar da saúde do corpo também.

Algumas mudanças simples na rotina dentro das repartições podem combater o sedentarismo, garantir o bom funcionamento do organismo e o fortalecimento dos músculos, mesmo enquanto estamos no trabalho.

Antes mesmo de chegar ao escritório já é possível praticar alguma atividade física. Deixar o carro de lado e se locomover de bicicleta ou aumentar a caminhada até chegar ao trabalho melhoram o condicionamento físico e exercitam a parte cardiovascular.

Ao chegar no trabalho, ao invés de subir de elevador, dê preferência às escadas. Caso o andar seja muito alto, suba alguns lances de elevador e completo o trajeto subindo uns degraus. Esse tipo de exercício ajuda a perder peso e aumenta a resistência muscular. Essa dica, no entanto, não é indicada para pessoas que sofrem com problemas no joelho e nas articulações.

A cada hora de trabalho pare e faça um alongamento. Pode ser feito na própria cadeira. Aproveite que está sentado para esticar as pernas, braços e punhos. Faça movimentos circulares com a cabeça para relaxar o pescoço. O alongamento, além de aumentar a disposição, evita encurtamentos musculares que podem levar a dores.

Ficar sem se mexer muito tempo é extremamente prejudicial para o corpo. Pesquisa publicada no Annals Of Internal Medicine, por cientistas da Universidade de Columbia, em Nova York (EUA) mostra que o tempo gasto em uma cadeira pode encurtar a vida, mesmo se você se exercitar.

Homens e mulheres, de qualquer sexo, raça ou cor,  que ficavam sentados durante a maioria das horas todos os dias têm maior risco de morte precoce, especialmente se ficavam sem se mexer por mais de trinta minutos.

Pesquisas citadas no site do American College of Cardiology alertam que passar muitas horas sentado aumenta o risco de infarto e de acidente vascular cerebral, especialmente nas mulheres. Portanto, mude a sua rotina de trabalho e viva mais e melhor.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Pular para o conteúdo