O aumento dos casos de dengue já refletem no atendimento do hospital. Em dezembro de 2023, foram 240 atendimentos, agora, até o dia 24 de janeiro, eles chegam a 1.000 de casos de dengue ou suspeita da dengue.
O HNSD reestruturou uma sala para atendimento dos pacientes. Atualmente o hospital tem 16 pacientes internados por dengue, nenhum na UTI.
No Pronto Socorro a situação não é diferente, para se ter uma ideia, fazendo uma comparação com dezembro, o Pronto Socorro, do dia 01 a 21 de dezembro atendeu a 3.580 pacientes de clínica médica, em janeiro, entre o dia 01 a 21, foram 4823 atendimentos. Houve um aumento de 34,75% no número de pacientes.
A dengue é uma doença que exige o cuidado de cada um para que todos possam evitar o contágio que se dá através do mosquito Aedes Aegypti.
Dicas de prevenção do Ministério da Saúde
- Elimine a água armazenada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas,pneus, garrafas, etc.
- Substitua a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixe a caixa d´água tampada; remova do ambiente todo material que possa acumular água.
- Prefira roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos. Use repelentes com Icaridina.