Para aliviar os sintomas de ansiedade é interessante adotar estratégias que ajudem a promover o relaxamento e a sensação de bem-estar. Uma das forma é a prática regular de atividades físicas, além de recorrer à técnicas de respiração e aromaterapia, por exemplo. Além disso, conversar com pessoas próximas ou com o psicólogo podem ajudar a encontrar estratégias que possam promover o alívio dos sintomas de forma mais eficaz.
1- Praticar atividades que promovam o bem-estar
Algumas atividades podem ajudar o corpo a liberar substâncias relacionadas ao humor, sono e bem-estar, sendo úteis para controlar e aliviar os sinais e sintomas relacionados com a ansiedade. Assim, atividades como corrida e caminhada ao ar livre, musculação, andar de bicicleta, treinamento funcional e dança, por exemplo, podem ser interessantes para combater os sintomas de ansiedade.
2- Conversar com outras pessoas
Conversar com outras pessoas sobre os sintomas que está sentindo ou sobre os fatores que levaram ao aparecimento dos sintomas pode ajudar a pessoa a lidar melhor com os sentimentos, além de ajudar a estreitar relações.
3- Respirar profundamente
As técnicas de respiração também podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e promover o relaxamento. Assim, na presença dos sintomas de ansiedade, a pessoa deve parar e respirar com calma, profundamente, inspirando devagar por cinco minutos. Dessa forma, é possível promover a regulação dos batimentos cardíacos e a sensação de bem-estar.
4- Dormir bem
O sono profundo é importante para diminuir os sintomas de ansiedade, pois restaura as funções desempenhadas pelo cérebro, ajudando na recuperação mental e física. Assim, para ter uma melhor qualidade de sono, é interessante criar um ambiente favorável ao relaxamento, em que o quarto deve estar mais escuro e a pessoa não deve fazer uso de telefone ou assistir televisão quando deitar.
5- Fazer aromaterapia
A aromaterapia é uma técnica natural que consiste em utilizar os aromas para ativar partes do cérebro que liberam substâncias que aliviam a ansiedade. Este tipo de tratamento deve ser realizado com conhecimento do médico e sob orientação de um naturopata.