O HNSD, por meio da Educação Continuada e da Gestão de Pessoas, iniciou nesta semana uma série de encontros voltados para a qualificação de todos os colaboradores. As capacitações acontecem nos dias 07, 08, 11 e 12 de agosto e abordam dois temas essenciais para o atendimento humanizado: a Política de Dignidade e o Manual de Direitos e Deveres do Paciente e Acompanhante.
Na apresentação, a diretora hospitalar do HNSD, Ana Paula Duarte, reforçou a importância da Política de Dignidade. “Essa política é importante para que o ambiente seja melhor para todos, pacientes, acompanhantes, familiares e colaboradores”, reforçou.
O treinamento foi conduzido pela a psicóloga organizacional do HNSD, Ingridy Pessoa. Ela trouxe uma reflexão sobre o que é dignidade e pontuou sobre a adoção de práticas que preservem a confidencialidade das informações. “A dignidade está relacionada a essa preservação da confidencialidade, dos dados sensíveis e que devem ser tratados sob sigilo”, explicou.
De acordo com a enfermeira de Educação Continuada, Ana Thereza Tassinari, que também conduziu os encontros, falar sobre dignidade é também reforçar a importância da igualdade nas relações, dentro e fora da assistência. “Independente das afinidades, todos devem ser tratados de forma igual , seja na equipe, no atendimento ao paciente ou ao acompanhante, respeitando também as diferenças religiosas”, ressaltou.
As capacitações também reforçam a importância da empatia, de ouvir ativamente, de respeitar a diversidade, a autonomia do paciente e a comunicação clara. O Manual de Direitos e Deveres foi apresentado como uma ferramenta de referência para garantir clareza nas responsabilidades e direitos de todos os envolvidos. Ao final, os participantes interagiram com quiz, de forma descontraía eles fizeram uma avaliação sobre o conteúdo da palestra.
Ian de Melo – Foto: Comunicação HNSD
Para o técnico de enfermagem, Ian de Melo, a oportunidade de rever conceitos e práticas faz toda a diferença no dia a dia. “Muitas vezes a gente trabalha no automático, e eu vi esse encontro como uma maneira de reforçar condutas que estavam precisando e que são necessárias para aprimorar o nosso atendimento aqui no Hospital.”
Alexsandra Lopes e Márcia de Fátima, durante a integração do quiz – Foto: Comunicação HNSD
A técnica em radiologia Márcia de Fátima Martins, destacou que iniciativas como essa impactam diretamente a qualidade do atendimento. “O conteúdo apresentado fortalece muito o trabalho em equipe, porque traz conhecimento para todos do setor. A Radiologia é uma área que fica mais ‘escondidinha’ no hospital, mas é fundamental respeitar e saber lidar com o paciente, que geralmente chega com dor e fragilidade. O que aprendo aqui sempre compartilho com meus colegas. Sou uma verdadeira multiplicadora do que absorvo”, afirmou.
Para a auxiliar administrativa, Alexsandra Lopes Chaves, as orientações recebidas também contribuem para melhorar o clima organizacional.“Capacitações como essas ajudam muito a fortalecer o trabalho em equipe e a resolver conflitos de forma ética e respeitosa. Com conhecimento dos canais certos para buscar ajuda, conseguimos resolver problemas internamente entre colegas, o que melhora o ambiente. Valores como empatia, que aprendi em casa, são essenciais para o dia a dia e acredito que essa proposta apresentada tem tudo para fazer a diferença”, destacou.
Com essa iniciativa, o HNSD reafirma seu compromisso com um atendimento cada vez mais humanizado, seguro e inclusivo, colocando a dignidade como um valor central na relação com pacientes, acompanhantes e colaboradores.