O HNSD deu início, nesta quinta-feira, 27, ação organizada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) para reforçar a importância das práticas de segurança e qualidade no cuidado.


Fotos: Comunicação HNSD
Com o tema Higienização das Mãos, a iniciativa oferece orientações práticas, demonstrações e atualização de boas práticas essenciais para a prevenção de infecções. Profissionais de diferentes setores já passaram pelo espaço e participaram das atividades propostas.
Durante a ação, a equipe reforça os Cinco Momentos de Higienização das Mãos, protocolo fundamental para garantir um cuidado seguro:
- 1. Antes de tocar o paciente;
- 2. Antes de realizar um procedimento limpo/asséptico;
- 3. Após risco de exposição a fluidos corporais;
- 4. Após tocar o paciente;
- 5. Após tocar superfícies próximas ao paciente.
“O objetivo do Momento CCIH é fortalecer a importância da higienização das mãos no leito do paciente,” explica a enfermeira coordenadora do SCIH do HNSD, Natália Silva. “Queremos reforçar que o profissional memorize e aplique corretamente os cinco momentos da higienização das mãos dentro do quarto. Entre eles, os mais determinantes para prevenir infecções são o momento um, antes de tocar no paciente, e o momento dois, antes de realizar um procedimento asséptico.”
Ela destaca que “ao reforçar esses cinco momentos e assegurar o uso adequado da barreira dentro do quarto, podemos oferecer uma assistência mais segura, de qualidade e sem risco de transmissão de microrganismos.”
O Momento CCIH reforça o compromisso do HNSD com a segurança do paciente e com o fortalecimento contínuo das ações de prevenção e controle de infecções.
