O estresse pode ser considerado uma resposta do organismo às pressões da vida moderna e ao desgaste da rotina a que todos nós estamos submetidos hoje em dia. Para driblar esse problema, os esportes e atividades físicas podem ser uma ótima alternativa, trazendo benefícios físicos e emocionais.
Confira como aliviar o estresse e a ansiedade, as tensões do dia a dia e aproveitar todos os benefícios desses exercícios físicos que podem muito bem ser praticados por grávidas:
Alongamentos
Um dos primeiros sintomas físicos do estresse é a sensação de tensão generalizada pelo corpo, acompanhada de dores musculares especialmente nos ombros, costas e pernas. Os alongamentos são uma boa maneira de relaxar o corpo e aliviar o estresse. O ideal é iniciar pelos membros superiores e seguir para os inferiores, alongando suavemente todos os músculos e membros, sem forçar além do seu limite.
Uma vantagem do alongamento é que pode ser feito em qualquer local sem necessidade de equipamentos especiais. Alongar os braços, punhos, pernas e pés, por exemplo, é um exercício simples para praticar nos intervalos do trabalho ou ao chegar em casa depois de um dia corrido.
Caminhada
A caminhada, especialmente quando praticada ao ar livre — em praças ou parques, por exemplo — é uma das melhores atividades para aliviar o estresse.
Além de liberar endorfinas responsáveis pela sensação de bem-estar, caminhar melhora a circulação do sangue, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, fortalece os músculos e pode ser uma ótima oportunidade de refletir sobre os problemas ou simplesmente não pensar em nada por alguns momentos.
Dança
Dançar pode ser uma ótima alternativa para aliviar o estresse e a ansiedade e para movimentar o corpo de forma mais espontânea e divertida.
Apesar de exigir uma certa dose de concentração, a dança permite uma amplitude de movimentos que fortalece os músculos e exercita o corpo. O ritmo da música também acalma a mente e favorece a interação com o parceiro, trazendo inúmeros benefícios físicos e psicológicos.
Tai chi chuan
Essa arte marcial chinesa não envolve chutes, socos ou exercícios de impacto. Pelo contrário, o Tai chi chuan pode ser considerado uma forma de meditação que envolve movimentos circulares e posturas que exercitam o corpo e melhoram a saúde.
A prática exige uma respiração lenta e contínua, que tranquiliza a mente, equilibra os batimentos cardíacos e melhora a circulação do sangue. Por isso, o Tai chi chuan oferece diversos benefícios, como aliviar o estresse, corrigir a postura e melhorar a autoestima.