Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo: pandemia faz consumo aumentar em todo mundo

18 de fevereiro de 2022

No dia 20 de fevereiro, por mais um ano, registra-se a data que marca o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.
Em 2021, cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo, enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de entorpecentes, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021. O documento foi divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, os hospitais credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tiveram um aumento de 54% em 2020 no atendimento de dependentes químicos se compararmos a 2019. Este aumento é preocupante pois, nos últimos anos, nunca foi registrado tamanho crescimento.

Esse cenário é justificado por diversos motivos. O primeiro deles é a depressão que atinge toda humanidade há pelo menos um século. O segundo é a atual pandemia de Covid-19, quando as pessoas se viram obrigadas a ficar reclusas por longo período, com medo de adoecer, perder emprego, ter sua renda diminuída e morrer. Foram tantas as incertezas que muitas pessoas se desesperaram. Do desespero ao mundo das drogas é um caminho fácil e rápido.

Tratamento

Quem necessita de tratamento no SUS devido ao abuso de álcool e outras drogas deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD). O atendimento conta com equipes multiprofissionais compostas por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

Prevenção

É muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer; drogas e álcool, antes de qualquer outra coisa, oferecem prazer imediato, e por causarem dependência física, psicológica e síndrome de abstinência são de difícil tratamento.

As ações preventivas devem ser planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, à prática de esportes, à cultura, ao lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email