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A primeira jornada do programa Soft Skills é encerrada e o HNSD comemora o alto engajamento das equipes

7 de agosto de 2024
Tempo de leitura: 6 min

Financeiro e Faturamento

No setor da saúde, as competências técnicas são fundamentais, mas, cada vez mais, as soft skills (habilidades) estão se destacando como essenciais para garantir um atendimento de qualidade e uma gestão mais eficaz. Competências comportamentais como comunicação eficaz, pensamento crítico, inteligência emocional e resolução de problemas complexos dentre outros temas de liderança, são fundamentais para as empresas e para o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores.

A jornada de Soft Skills exemplifica o investimento estratégico da instituição em pessoas como protagonistas no processo de transformação do hospital. Este programa, implementado pelo HNSD, visa a capacitar os seus profissionais com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios diários com mais confiança e eficácia. Através desta jornada de transformação, as soft skills vão redefinir o sucesso no setor da saúde, demonstrando que o desenvolvimento profissional vai muito além do conhecimento técnico.

Pensando nisso, em janeiro de 2024, os diretores administrativo financeiro, Arlen Marcos e de governança, Welisson Reis, tiveram a iniciativa de buscar um treinamento específico para as suas equipes acionando o setor de Recursos Humanos e Aprendizado que já tinha um programa de soft skills, o qual foi adaptado às necessidades dos gestores. A partir daí a psicóloga, Ingridy Pessoa, traçou uma jornada para atender aos setores vinculados. Em março, foi iniciada esta jornada de treinamentos que chegou ao final no dia 01 de agosto.

O crescimento da equipe foi surpreendente, conforme os relatos de todos os participantes no último encontro, que contou com a presença de provedor, Márcio Labruna, além do diretor presidente e CEO do HNSD, Alexandre Coelho.

O diretor presidente, Alexandre Coelho, destacou a importância do treinamento Soft Skills. “O mundo enxerga soft skills como agente transformador de resultado e performance de empresa. Quando o mundo enxerga isso, e ao vir para nossa realidade do HNSD, vejo que a gente já está há meses tratando deste assunto, só posso acreditar que nós estamos no caminho certo!”.

O provedor, Marcio Labruna, deixou registrado que “liderança não é saber mandar, mas, sim, saber conviver com as pessoas, trabalhar em grupo; é extrair das pessoas o que elas têm de melhor e compartilhar somando com elas! Este curso não acaba hoje, ele será permanente”, destacou.

Todos os participantes tiveram a oportunidade de falar sobre o programa soft skills e demonstrar o quanto foi significativo para eles. Para a coordenadora do Financeiro, Rosemeire Dias, “o mais importante foi aprender coisas novas e, também, distrair, saindo um pouco da rotina”.

Já a enfermeira auditora do SUS, Keyla Cerceau, destacou que às vezes alguém postava algo no grupo (criado para desafios e incentivos à equipe) e isso a motivava a seguir em frente. Ela também falou sobre o aprendizado. “Chegamos com uma bagagem e saímos com outra bem maior. É muito importante que estes treinamentos sejam estendidos a todos os colaboradores do hospital, reforçou”.

Para a assistente administrativo III, do setor de Contratos, Derilene Silva, o programa abriu novas formas de ver o mundo. “Estou lendo um livro que fala muito sobre Soft Skills e se eu não tivesse ouvido este termo aqui (no treinamento), aquela seria apenas mais uma palavra em inglês que eu não sabia nem pronunciar, nem o que significava, e não daria importância. Tenho 12 anos de empresa e nunca havia passado por um treinamento tão bacana e enriquecedor dessa forma”, finalizou.

Para a farmacêutica, Ana Carolina Freitas, “o programa trouxe um novo olhar não só para os que participaram, pois isso reflete na equipe, num todo, e ela também acredita que trará um novo olhar da instituição para o colaborador e, também, para o cliente”.

O diretor de governança, Welisson Reis, ao ouvir os depoimentos de cada um afirmou: “pude comprovar, que o que queríamos com estes treinamentos foi alcançado. Isso, por si só, já nos deixa felizes!”.

De acordo com a psicóloga, Ingridy Pessoa foi possível perceber o crescimento dos profissionais durante a jornada. “Ao longo do programa, pude perceber o quanto eles abraçaram a proposta e se desafiaram em prol da sua melhor performance. Os líderes desenvolveram habilidades de tornando-se cada vez mais empáticos, resilientes e com forte senso de liderança. Ver essa evolução foi inspirador e reforça a importância de investir no desenvolvimento pessoal e profissional contínuo”, enfatizou.

O HNSD segue investindo no que a instituição tem de mais importante: as pessoas.

https://drive.google.com/drive/folders/1D2YxRbvczFhLkElfSTGI7WT69e_sUdNz?usp=drive_link

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