Opções de privacidade
Pesquisar
Close this search box.

Novembro Azul: fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento

4 de novembro de 2021

Em 2021, a campanha Novembro Azul tem como tema #minhasaúdenoazul. Nesse contexto, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta os brasileiros sobre a importância da conscientização e tratamento precoce contra o câncer de próstata. Durante todo o mês de novembro, ações alusivas serão desenvolvidas para quebrar preconceitos e demonstrar aos brasileiros a importância do cuidado com a sua saúde.

De acordo com a SBU, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata homens — ficando atrás apenas dos tumores de pele (não-melanona). Além disso, um novo caso é diagnosticado a cada sete minutos; e um óbito pela doença acontece a cada 40 minutos. Diante do alto índice de mortalidade, o diagnóstico precoce se mostra essencial, pois quando identificado em estágio inicial as chances de cura são de 90%.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2021 — sendo que muitos deles sequer foram diagnosticados. Por isso é fundamental que os homens entendam melhor a doença e realizem consultas regulares com o urologista para garantir o seu bem estar.

Nos próximos parágrafos vamos explicar um pouco mais sobre os fatores de risco, sintomas, diagnóstico e tratamento. Confira!

Mas o que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens, sendo incidente em uma glândula — a próstata — que fica abaixo da bexiga e em frente ao reto. A próstata envolve parte da uretra, canal por onde passa a urina.

Dentre os tipos de câncer, o de próstata é o mais comum entre homens com mais de 50 anos.

Quais os fatores de risco?

Como acontece com os quadros de câncer em geral, o histórico familiar é um fator a ser levado em conta, assim como a idade avançada. Dessa forma, homens em que pais, irmãos ou tios tiveram a doença têm mais chances de desenvolver o tumor.

Porém, esses não são os únicos fatores de risco. Aspectos relacionados ao estilo de vida também podem contribuir para o desenvolvimento do câncer de próstata. Tais como:

  • alimentação ruim;
  • sedentarismo;
  • obesidade.

Quais os sintomas?

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, ou seja, geralmente não apresenta sintomas em seu estágio inicial — e quando isso acontece, pode ser confundido com o crescimento benigno da glândula, aumentando a vontade de urinar ao mesmo tempo em que causa dificuldades para urinar.

Em fases mais avançadas, o câncer de próstata causa:

  • dor nos ossos;
  • sintomas urinários;
  • infecção generalizada;
  • insuficiência renal.

Como é feito o diagnóstico?

Por se tratar de uma doença muitas vezes silenciosa, a melhor maneira para diagnosticá-la é por meio de exames preventivos regulares. Esses exames podem ser:

  • Toque retal: quando o médico apalpa a próstata e verifica se há nódulos;
  • Análise sanguínea do PSA: avalia a quantidade do antígeno prostático.

Ambos exames devem ser feitos anualmente por homens acima de 50 anos ou quando recomendado pelo médico, levando em consideração o caso de cada paciente.

Caso seja identificado nódulos na próstata, a confirmação da doença acontece por biópsia, diagnóstico por imagem (tomografia, ressonância e cintilografia óssea).

Qual o tratamento?

O tratamento irá variar conforme o diagnóstico e a fase em que está o câncer. Entre os principais tratamentos estão cirurgias, radioterapia, quimioterapia e administração de medicamentos.

Quanto mais cedo o câncer de próstata for descoberto, maiores as chances de recuperação da doença. Por isso o trabalho de conscientização do Novembro Azul é tão importante.

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email