Ampliação de serviços, modernização dos processos e investimento em inovação são destaques
Referência em atendimento médico-hospitalar para Itabira e região, o Hospital Nossa
Senhora das Dores (HNSD) realizou, nessa terça-feira (10), uma assembleia para
apresentar o relatório de atividades desenvolvidas ao longo de 2022 e metas para 2023,
para os membros da Irmandade Nossa Senhora das Dores (INSD), mantenedora do
Hospital.
Atualmente, o Hospital atende média e alta complexidade. Possui 177 leitos, sendo 106
destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 71 leitos para a saúde
suplementar (convênios médicos e atendimentos particulares). Conta com 1.200
colaboradores e um corpo clínico formado por mais de 200 médicos. Pacientes da
microrregião, que engloba 13 cidades, são beneficiados com o atendimento prestado pelo
HNSD.
Importante destacar alguns dados apresentados na assembleia: o HNSD realizou 96.555
atendimentos em 2022, com uma média de 269 pacientes por dia, além de 10.573
cirurgias ao longo do ano, sendo média diária de 35 procedimentos. Somente no Pronto
Atendimento (PA), estrutura dedicada à saúde suplementar, foram 56.938 atendimentos:
37.327 de clínicas médicas, 9.124 em ortopedia, 7.952 em pediatria, 1.458 cirurgias e
1.077 em outras especialidades. Uma média de 4.745 pacientes por mês e 158 por dia.
O presidente da Irmandade, o Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, elogiou os resultados
apresentados pela Diretoria Executiva do Hospital Nossa Senhora das Dores e reforçou a
busca pelo crescimento com expectativa positiva para melhoria contínua da assistência.
“Há uma expectativa muito boa [para o HNSD], pois foi apresentado um relatório com
belíssimo resultado, mas sem deixar de lado os desafios que ainda precisamos superar.
Não estamos acomodados. Queremos seguir crescendo, pois cada número representa
pessoas assistidas e vidas salvas”, afirmou Dom Marco Aurélio Gubiotti.
O relatório demonstrou que o HNSD tem investido na ampliação dos seus serviços de
hemodiálise, de oncologia e de cardiologia consolidando, cada dia mais, sua vocação
nestas atividades e reafirmando o caminho para o crescimento.
O setor de hemodiálise atende, em média, 235 pacientes renais crônicos por mês. Em
2022, passou por reforma e ampliação e registrou um total de 33.237 sessões de diálise,
o que representa uma média mensal de 2.769 sessões.
Já a oncologia, apesar de ser um serviço que passou a ser ofertado recentemente, em
2017, tem crescido ano após ano, saltando de 747 consultas realizadas em seu primeiro
ano para 5.886 em 2022. É responsável por 6.648 sessões de quimioterapia, 2.883
exames de imagem e 503 cirurgias. O aumento expressivo da demanda levou à expansão
do serviço que, em breve, atenderá também os pacientes de radioterapia — um
investimento de quase R$ 20 milhões que está sendo executado com verbas do governo
federal.
O HNSD também tem investido no setor de cardiologia. O serviço de hemodinâmica, que
antes era terceirizado, em 2023 passou a ser oferecido pelo Hospital e realizado por
equipe própria, uma otimização dos recursos frente ao crescimento gradativo da demanda
por procedimentos de alta complexidade.
Segundo o provedor, Márcio Labruna, “depois de vencer a pandemia, o hospital vem
caminhando muito bem”. Destacou, ainda, que “salvar vidas e levar conforto a todos os
enfermos que nos procuram têm sido nosso objetivo maior”. O provedor elogiou a equipe
e agradeceu o empenho de todos.
O diretor executivo, Alexandre Coelho, frisou a importância da gestão responsável para os
resultados apresentados. “A evolução dos serviços e melhoria dos processos no HNSD
são resultado do trabalho realizado em equipe e da vontade da Mesa Administrativa em
proporcionar assistência de qualidade para Itabira e região, por isso o investimento em
tecnologia e inovação continua sendo meta para 2023”.
De olho no futuro, o HNSD investe em inovação
Com o objetivo de otimizar os seus processos e deixar a gestão hospitalar mais eficiente,
o HNSD tem utilizado soluções inovadoras e tecnológicas em sua rotina. O ano de 2022
foi de avanços nesse aspecto.
O hospital firmou parcerias com a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) — campus
Itabira — e com o Senac, o que envolveu mais de 100 estudantes no desenvolvimento de
soluções para a instituição, com mais de 50 ideias e propostas apresentadas.
Outra iniciativa foi um trabalho junto às lideranças profissionais da instituição, com o
envolvimento de 43 colaboradores, que propuseram dez iniciativas, com duas delas já
implantadas.
Além disso, o HNSD recorreu a sistemas de monitoramento e acompanhamento de seus
processos, resultando em melhorias no faturamento de contas, na gestão de estoque, na
agilidade de atendimento e de comunicação com as operadoras de plano de saúde.
Também conseguiu reduzir o tempo de entrega de resultados de exames. Hoje, no HNSD,
esse período de espera é de até 2 horas, já no Pronto-Socorro é de 1h49.
Welisson Reis, gerente de Processos, explica que “toda essa gestão de processo na
instituição é uma melhora de qualidade em tempo de espera para o paciente, na chegada,
e uma melhora na qualidade do atendimento”. Sob essa perspectiva, o atendimento ao
paciente torna-se mais rápido e melhor.
Conheça os números do Samu e Pronto-Socorro
O Hospital Nossa Senhora das Dores também administra o Pronto-Socorro Municipal de
Itabira (PSMI) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), conforme convênio
firmado com a Prefeitura de Itabira, que é responsável por essas estruturas de urgência e
emergência do município. Sobre essas unidades, o relatório apresentou alguns números
que merecem destaque.
No ano passado, o Samu recebeu 25.998 ligações em sua central — com 9.253
chamados — que resultaram em atendimento com envio de ambulâncias, com uma média de 26 casos diários. Já o PSMI realizou 81.093 atendimentos em 2022, tendo uma média
mensal de 6.758 consultas e procedimentos. Por dia, foram 225 pacientes recebidos,
também em média. Ainda conforme o relatório, o Pronto-Socorro realizou 59.293
atendimentos de clínica médica, 8.924 de pediatria, 7.067 em ortopedia e 5.809 cirurgias.