Nesta quarta-feira, 13, o HNSD realizou um treinamento sobre o manuseio seguro e procedimentos básicos de manutenção das máquinas de hemodiálise, direcionado às equipes de Engenharia Clínica e de Enfermagem da Hemodiálise.
O objetivo foi garantir a segurança, o correto funcionamento e a conformidade técnica e legal dos equipamentos durante intervenções de manutenção, reforçando a importância da prevenção de falhas e da atuação rápida em casos de necessidade.
O treinamento foi conduzido pelo técnico de Planejamento e Programação de Manutenção do HNSD, Douglas Andrade Siqueira e pelo consultor técnico da Frenesius Medical Care, Cláudio Diniz, no Auditório do HNSD. Estiveram presentes técnicos em Manutenção de Equipamentos, técnicos de Planejamento e Programação, eletricistas e os profissionais de enfermagem.
Isabella Leite, Rosângela Dionísio e Poliana Cristina durante o treinamento – Foto: Comunicação HNSD
A enfermeira Isabella Leite destacou que o conteúdo apresentado trouxe orientações práticas e de grande impacto na rotina. “O treinamento facilitou muito nossa visão sobre os alarmes que a máquina pode apresentar e as ações que podemos tomar. Muitas vezes conseguimos resolver dentro do próprio salão, sem precisar retirar a máquina para manutenção, evitando que o paciente espere mais tempo pelo tratamento e liberando o equipamento mais rápido”, disse.
Ela acrescentou que o treinamento também trouxe uma visão importante sobre o valor do equipamento e sua utilização correta. “Foi interessante conhecer a máquina por dentro e entender o valor desse equipamento para o hospital e para o paciente. Assim, conseguimos reforçar para a equipe e para o próprio paciente a importância dos cuidados necessários, preservando seu funcionamento e garantindo segurança para todos”, completou.
Já a enfermeira Rosângela Dionísio, ressaltou que a ação também foi essencial para integrar novos profissionais à rotina e reforçar boas práticas. “Contribui muito, é muito válido, porque temos vários funcionários que estão entrando agora e ainda não tinham participado desse treinamento. Eles estão tendo a oportunidade de conhecer o funcionamento da máquina e, ao mesmo tempo, compreendendo a importância dos cuidados com o equipamento, tanto para a equipe quanto para os pacientes”, afirmou.
Para a técnica de manutenção, Poliana Cristina, o treinamento trouxe importantes instruções para o dia a dia. “O principal aprendizado foi como operar melhor a máquina durante a manutenção, inclusive na identificação de erros. Agora consigo ter um resultado mais assertivo na hora das trocas das máquinas, além de saber em qual momento é necessário acionar o técnico, garantindo mais segurança para os pacientes.”
A ação reforça o compromisso do HNSD com a segurança do paciente e a qualificação constante das equipes, garantindo que todos estejam aptos a operar e manter equipamentos essenciais para o tratamento de pacientes renais.