Na tarde desta quinta-feira, 24, o HNSD promoveu um simulado de emergência contra incêndio e pânico com objetivo de treinar e orientar colaboradores para uma resposta eficaz e segura diante de possíveis situações de urgência. A atividade foi coordenada pelo SESMT juntamente com o Corpo de Bombeiros. Além deles, estiveram presentes a Defesa Civil, a Trânsita e a Life Remocenter – UTI Móvel.
Fotos: Comunicação HNSD
Antes do início da ação, os setores foram previamente comunicados de que se tratava apenas de um teste, garantindo que os pacientes permanecessem em seus leitos com tranquilidade e em segurança durante toda a simulação.
A simulação teve início por volta das 15h, com a ativação do alarme de incêndio. A partir disso, os participantes seguiram um protocolo de evacuação e resposta rápida. Participaram do exercício as equipes do Centro de Alta Complexidade (CAC), da Ala Dom Mário e do setor administrativo, reforçando o compromisso da instituição com a integração entre os setores e a atuação conjunta nestas situações.
De acordo com a técnica do SESMT, Jéssica Cruz, o simulado além de preparar as equipes para uma situação de emergência real, também é uma uma exigência do Corpo de Bombeiros. “O Hospital possui o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que é um documento que certifica que uma edificação atenda aos quesitos de segurança contra incêndio e pânico. Esse simulado é uma exigência que faz parte dessa certificação.”
A assistente da CAF, Maria Vitória de Souza, que participou do simulado pela primeira vez, destacou que o exercício foi um momento de bastante aprendizado. “Foi muito interessante, porque eles explicaram o que a gente deve fazer, como devemos agir. É bom aprender por onde a gente vai passar e como devemos reagir, senti segurança nas orientações que foram passadas”, afirmou.
O HNSD reforça o compromisso com a segurança e a prevenção, investindo continuamente na capacitação das equipes e na estrutura adequada para garantir o cuidado em todos os níveis.