08 de abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer
O câncer ainda é uma doença que precisa ser combatida. O HNSD trata pacientes com câncer desde 2017 e durante todos estes anos é visível o aumento de casos da doença.
Atualmente, os principais cânceres diagnosticados no HNSD são o de mama e o de próstata. O HNSD atende a pacientes do SUS que fazem quimioterapia, pelo Centro de Oncologia de Itabira (COI). E as cirurgias se estendem a pacientes SUS e da saúde suplementar e, ainda este ano o HNSD vai oferecer tratamento de Radioterapia.
O diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho explica que, “desde 2017, quando o serviço de oncologia começou a ser realizado, apresentou um crescimento exponencial, saltando de 747 consultas realizadas em seu primeiro ano para 5.853 em 2023”. No ano passado, o hospital realizou 6.607 sessões de quimioterapia, 2.883 exames de imagem e 537 cirurgias, segundo o diretor.
A ciência já avançou muito, novas técnicas e terapias surgiram, prolongando a vida dos pacientes e permitindo a eles ter melhor qualidade de vida, porém os tratamentos que ainda são mais acessíveis no Brasil são a quimioterapia e radioterapia.
Os profissionais da área reforçam que a prevenção é a arma mais importante contra a doença. Atualmente, há conhecimento o suficiente para evitar pelo menos 40% dos tumores. Os outros 60% poderiam ser descobertos mais precocemente.
O oncologista, dr. Jayme Dolabella, que atende no Centro de Oncologia de Itabira (COI), empresa parceira do HNSD no atendimento a oncologia, explica que “apenas 10% dos pacientes têm tumores relacionados a questões hereditárias; 90% dos casos ocorrem devido à exposição a algum fator de risco. Por isso, podemos atuar em grande parte de forma preventiva, evitando que os tumores malignos surjam”, reforça.
Além disso, de acordo com o médico, a maioria dos tumores poderiam ser evitados com medidas simples como a prática de atividade física por pelo menos 30 minutos por dia, não fumar, adotar uma alimentação adequada e balanceada, manter o peso em níveis recomendados para a idade e a altura, evitar exposição solar excessiva, usar filtro solar e roupas anti uv e manter hábitos sexuais saudáveis (parceiro fixo e uso de preservativo).
O HNSD trabalha para conscientizar por meio da informação com qualidade e credibilidade, a população de Itabira e Região, quanto à facilidade de fazer o tratamento na cidade com toda comodidade e segurança e reforçar que a prevenção é possível e começa com cada um.