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Núcleo de Segurança do Paciente fortalece o cuidado com a jornada do cliente

27 de outubro de 2025

Tempo de leitura: 3 minutos

O HNSD segue avançando em suas ações voltadas à qualidade assistencial e à segurança no cuidado. Um dos passos mais importantes nesse sentido é a estruturação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), setor essencial em qualquer instituição de saúde, que tem como missão garantir que o paciente receba um atendimento seguro, eficiente e humanizado.

Karina Carvalho, enfermeira e coordenadora do NSP do HNSD –
Foto: Comunicação HNSD

À frente do setor está Karina Carvalho, enfermeira coordenadora do NSP que tem a missão de fortalecer o cuidado e atenção ao paciente, além de atuar em ações relacionadas às notitificações, focando na jornada segura do paciente.

O principal objetivo do NSP é assegurar que o paciente receba um atendimento seguro, prevenindo falhas, erros e eventos adversos que possam causar danos durante a assistência. No HNSD, o trabalho do Núcleo será educativo, colaborativo e estratégico, com foco em identificar riscos, prevenir falhas, monitorar resultados e promover uma verdadeira cultura de segurança em todos os níveis da instituição.

Entre os pontos de atenção do setor, está o gerenciamento das notificações dos eventos adversos, que são incidentes os quais possam gerar algum tipo de dano ao paciente durante o atendimento. Esses eventos podem variar desde situações simples, como seguimento da dieta específica, até casos mais complexos, como uma cirurgia realizada de forma indevida.

NSP no HNSD: um trabalho educativo, colaborativo e estratégico

Além de proteger o paciente, o NSP também apoia os colaboradores, criando um ambiente mais seguro e de confiança.

“A segurança do paciente é o elo entre qualidade e sustentabilidade para o Hospital”, destaca Karina.

O que fazer quando um evento adverso acontece?

  • Prioridade número 1: cuidar do paciente e estabilizá-lo;
  • Comunicar o ocorrido ao líder imediato;
  • Notificar o evento ao NSP (por meio do formulário através do aplicativo “Notificação de incidentes” localizado na área de trabalho dos computadores;)
  • Participar das ações corretivas.

Quem pode notificar um evento adverso?

Qualquer colaborador que identifique um evento ou risco de evento pode e deve notificar o NSP.
A notificação é anônima e educativa, o objetivo não é encontrar culpados, mas aprimorar os processos e evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

Como o colaborador pode apoiar o NSP?

A segurança do paciente é feita de pequenos gestos diários. Cada colaborador contribui quando:

  • Cumpre os protocolos institucional;
  • Está atento aos riscos;
  • Participa de treinamentos e campanhas;
  • Notifica eventos ou sugere melhorias.

Exemplos de eventos adversos (do mais simples ao mais complexo):

  • Falhas elétricas ou de sistema;
  • Infiltrações;
  • Falha em prescrição;
  • Troca indevida de enxoval;
  • Falta de insumos ou medicamentos;
  • Equipamento sem manutenção;
  • Evasão de paciente;
  • Queda de paciente;
  • Dieta enteral trocada;
  • Cirurgia realizada de forma indevida;
  • Reação alérgica.

Os seis passos para garantir a segurança do paciente:

  • C: Comunicação;
  • U: Uso correto de medicamentos;
  • I: Identificação do paciente;
  • D: Direcionamento cirúrgico correto;
  • A: Assepsia das mãos;
  • R: Reduzir quedas e Lesão por Pressão (LPP).

Com o fortalecimento do Núcleo de Segurança do Paciente, o HNSD reforça seu compromisso com uma assistência cada vez mais qualificada, segura e centrada nas pessoas. A iniciativa faz parte do movimento contínuo da instituição em aprimorar processos, valorizar o trabalho em equipe e colocar o cuidado com o paciente no centro de todas as ações.

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