Opções de privacidade

O que pensam os jovens? Descubra o impacto do projeto pelos olhos dos alunos

7 de novembro de 2025

Tempo de leitura: 2 minutos

Em um ambiente de diálogo e aprendizado, profissionais e estudantes compartilharam experiências e reflexões – Foto: Comunicação HNSD

A voz dos estudantes que participaram

Entre os estudantes, o projeto também despertou reflexões profundas sobre temas que fazem parte da rotina e das preocupações dos jovens. Peter Oliveira, de 18 anos, destacou o quanto a experiência foi transformadora:

“O projeto foi algo bem maior do que eu esperava. Abordou temas diferentes, mas todos essenciais, desde a prevenção e os tratamentos para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, até a importância da inteligência artificial e os desafios do mercado de trabalho. Também falamos sobre saúde psicológica e como as redes sociais impactam nossa autoestima e ansiedade.”

Segundo Peter, cada roda de conversa trouxe aprendizados que ampliaram sua visão sobre o mundo e sobre si mesmo:

“Em todos os momentos eu consegui refletir sobre algo que talvez não tinha ciência. Foi superinteressante, porque deu pra sair com mais conhecimento e novas perspectivas. Às vezes, a gente só precisa de uma boa conversa pra perceber que não é um problema, que a sociedade é que impõe certos padrões.”

A estudante Mariana Alves, de 17 anos, também destacou o quanto o projeto ampliou seus horizontes e contribuiu para o desenvolvimento pessoal e cidadão:

“Acredito que os temas debatidos foram muito importantes, atuais, e que muitas vezes as pessoas deixam de falar sobre, mesmo fazendo parte da realidade delas. Ainda mais sendo jovens, é interessante essa discussão, porque estamos descobrindo nossas identidades e desenvolvendo o senso crítico. As reflexões ajudam tanto no desenvolvimento profissional quanto pessoal, como cidadãos e seres humanos. Gostei bastante da experiência, foi positiva, necessária e, se possível, deveria acontecer mais vezes.”

Este conteúdo te ajudou?

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Acessar o conteúdo