Opções de privacidade

Os dez principais sinais de desequilíbrio hormonal

2 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura: 3 minutos

1. Períodos Irregulares: A maioria das mulheres tem períodos menstruais a cada 21 a 35 dias. Então, caso observe que seus períodos menstruais estão começando a se tornarem irregulares em relação ao período normal, isso pode ser sinal de um desequilíbrio hormonal, ou também de estrogênio ou progesterona. Caso note estas mudanças em seu ciclo menstrual, fale com seu médico. Esse descontrole do período menstrual também pode ser sinal de outros problemas de saúde, como a síndrome do ovário policístico ou pre-menopausa.

2. Problemas para dormir:  caso esteja tendo problemas para dormir, isto pode ser atribuído à um desequilíbrio hormonal. A progesterona ajuda-o a descansar durante a noite. E, devido aos baixos níveis de estrogênio, quando você entra na menopausa os picos de quenturas e suores noturnos dificultam o adormecer.

3. Ganho de peso: Isso pode ser difícil de ser avaliado, pois o aumento de peso pode ser causado por uma infinidade de fatores. Mas, as quedas na quantidade de estrogênio são conhecidas por ocasionar o ganho de peso. Os especialistas acham que a diminuição dos hormônios faz com que se sinta irritado – levando as pessoas a consumir um excesso de alimentos. Uma queda de estrogênio também pode afetar o hormônio leptina que regula a ingestão de alimentos do seu corpo.

4. Alterações da mama: Além de visitar o médico, você deve sempre fazer auto-verificações em seus seios. Caso note que seu tecido mamário está menos denso, pode ser um sinal de falta de estrogênio. Alternativamente, um aumento no estrogênio pode fazer com que os seios formem pedaços ou cistos.

5. Acne grave: Todo mundo tem um crescimento de acne de vez em quando, especialmente nas mulheres durante o ciclo menstrual. Mas, caso tenha uma acne crônica, isto pode ser um sinal de excesso de hormônios androgênicos. Estes compostos são tipicamente conhecidos como hormônios “masculinos”, mesmo que os corpos das mulheres também os produzam. Eles podem fazer com que as glândulas de óleo funcionem excessivamente, muitas vezes causando acne.

6. Problemas de estômago: Se você não percebeu, um desequilíbrio de estrogênio pode causar estragos em seu corpo, incluindo em seu estômago. O estrogênio e a progesterona afetam as células do intestino que processam os alimentos – às vezes causando problemas como dor de estômago, náuseas, inchaço e até diarreia.

7. Canses crônicos: Caso esteja se sentindo cansado e nebuloso constantemente, pode ser um desequilíbrio do hormônio da tireoide que faz com que sinta sono. Converse com seu médico para verificar os sintomas. Um exame de sangue pode determinar a causa do seu problema, principalmente se for a tireoide.

8. Menor libido: Você provavelmente tem em mente que uma libido baixa significa estrógeno baixo, certo? Bem, na verdade, é a baixa quantidade de testosterona, o hormônio sexual “masculino”, que pode causar líbidos mais baixos.

9. Dores de cabeça: Os hormônios são complexos, e os médicos ainda não sabem como afetam exatamente o cérebro. O estrogênio e a progesterona podem causar dores de cabeça nas mulheres – especialmente antes de seus períodos menstruais.

10. Problemas de memória: Esse é um dos Principais Sinais de Desequilíbrio Hormonal Está esquecendo as coisas rapidamente? Este lapso pode parecer um pouco inconveniente, mas também pode ser o sintoma de um problema maior, como um desequilíbrio do hormônio cortisol. O cortisol, um hormônio liberado quando está estressado, pode ter um grande impacto nas glândulas adrenais durante um período de estresse – afetando funções cognitivas, como a memória ou a capacidade de se concentrar. Como sempre, fale com um médico sobre seus sintomas para identificar o problema.

Fonte:: https://www.saudedica.com.br

Compartilhe a publicação:
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email
Pular para o conteúdo