O HNSD realizou o primeiro dia de sessões de Radioterapia, marcando uma nova etapa no atendimento oncológico oferecido à população de Itabira e região. O início das sessões representa a continuidade do serviço, que teve as consultas iniciadas logo após a inauguração em dezembro do ano passado.
A paciente Carmen Lúcia Nascimento Santos, itabirana, foi uma das primeiras a vivenciar esse novo capítulo. Ela já havia realizado a primeira consulta de Radioterapia no início de 2026 e, agora, retornou ao hospital para dar início às sessões do tratamento oncológico, após enfrentar o diagnóstico de câncer de mama e passar por cirurgia para retirada da parte afetada na mama esquerda no ano passado.

Ao chegar para a primeira sessão, Carmen descreveu o sentimento com simplicidade e fé. “Eu estou bem e muito agradecida a Deus por estar fazendo esse tratamento aqui, mais perto. É só agradecer e confiar que, no final, vai dar tudo certo”, afirmou.
Dentro da sala onde está instalado o acelerador linear, equipamento de alta tecnologia utilizado no tratamento, o sentimento foi de gratidão.
“Quando eu entrei na sala, o que passou pela minha cabeça foi gratidão. Agradecer a Deus pelo que eu tenho, sabendo que muitas pessoas não têm essa chance”, disse.
Carmen também destacou o acolhimento da equipe como um fator essencial para a tranquilidade nesse momento tão delicado.
“Desde o primeiro dia eu me senti muito acolhida. Os médicos estão sempre perto, acompanhando, explicando, e isso deixa a gente muito mais tranquila. A equipe é muito atenciosa”, relatou.
Para a paciente, a possibilidade de realizar todo o tratamento em Itabira representa não apenas praticidade, mas também apoio emocional. Estar próxima da família, manter a rotina e reduzir o desgaste físico e psicológico do deslocamento são fatores que fazem diferença no enfrentamento da doença.
“Fazer o tratamento perto da família facilita muito. A gente consegue seguir com a vida, ter o apoio de quem está do nosso lado e enfrentar tudo com mais força. Se ficar pensando só na doença, a gente fica pior. Tem que aceitar, confiar e caminhar”, afirmou.
O início das sessões de Radioterapia no HNSD amplia o acesso ao tratamento oncológico no município representa um avanço importante para os pacientes, que agora contam com um serviço completo mais próximo de casa.
