1. Comer mais zinco e vitaminas A e D
A alimentação também pode interferir diretamente nos níveis de testosterona circulantes. Assim, para aumentar naturalmente a testosterona é recomendado:
- Ingerir alimentos ricos em zinco, como ostras, fígado, feijão, castanha ou sementes de girassol, por exemplo;
- Ingerir alimentos ricos em vitamina D, como salmão, sardinhas ou ovo. Além disso, também é importante se expor ao sol diariamente, antes das 11h e depois das 16h, durante pelo menos 1 hora;
- Comer alimentos ricos em vitamina A, como manga, espinafres, tomate ou óleo de peixe.
Além disso, é recomendado também que seja diminuído o consumo de alimentos com açúcar e soja, já que podem levar à redução da quantidade de testosterona.
É importante que a pessoa consulte um nutricionista para que sejam indicados os melhores alimentos e que seja estabelecido um plano alimentar de acordo com as necessidades nutricionais da pessoa.
2. Praticar atividade física
Os exercícios de musculação realizados na academia com pesos estimulam a produção de testosterona e, por isso, é recomendado que a pessoa realize atividade física de forma regular e intensa durante pelo menos 30 minutos usando halteres, barras e elásticos. Além disso, este tipo de exercício facilita a queima de gordura e leva ao aumento da massa magra.
3. Ter uma boa noite de sono
Uma boa noite de sono, dormindo mais de 5 horas seguidas, aumenta a produção de testosterona e diminui os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse e que pode promover o aumento do peso quando encontra-se em excesso, o que também pode interferir negativamente na produção de testosterona.
Além disso, deve-se dedicar 2 horas por dia para relaxar e realizar atividades de lazer, como ler ou passear.
4. Manter o peso adequado
Para evitar níveis de testosterona baixos, deve-se manter o peso corporal adequado de acordo com a idade e altura, pois assim é possível evitar a obesidade, o que também poderia diminuir os níveis de testosterona produzidos e circulantes no corpo. Além disso, para manter o peso adequado é importante que se tenha uma alimentação adequada e que seja praticada atividade física, o que estimula a produção de testosterona.
5. Usar suplementos
O uso de suplementos deve ser recomendado pelo médico, sendo normalmente indicados quando os níveis de testosterona são muito baixos e interferem diretamente na saúde. Assim, alguns suplementos que o médico pode indicar incluem Pro Testosterone, Provacyl e Testex, por exemplo.