Os casos de Influenza A, um tipo de gripe, subiram na cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias. A cobertura vacinal chegou a apenas 57% do público-alvo da campanha, e agora parte da população já sofre com os sintomas. Os quadros mais graves, apareceram em crianças de seis meses a seis anos, gestantes e pessoas com mais de 60 anos.
Mas, você sabe como prevenir a doença?
Vacina
Por ser um vírus respiratório, as medidas de proteção são bastante semelhantes àquelas adotadas contra a covid-19. A primeira, e bastante eficaz, é a vacinação.
Máscara
O hábito de usar máscara é um legado positivo que a pandemia da covid-19 pode deixar. É uma maneira de se proteger contra as doenças respiratórias em geral, essencial, principalmente, para os grupos mais vulneráveis. A proteção deve ser usada também por quem está com os sintomas da gripe, para que evite passar a doença para outras pessoas.
Distanciamento
Manter o distanciamento de pessoas com sintomas e evitar locais fechados, com aglomeração e com pouca ventilação —recomendação que vale também pela pandemia da covid-19 não estar totalmente controlada— são boas práticas para diminuir os riscos.